Questionar ou adorar?

Talvez você entrou neste ano sem perspectivas e o que é pior, com a notícia de que, uma avalanche de coisas ruins te espera, saístes do ano que findou debilitado(a), desesperançado(a) e com pouca força; tudo conspira contra a tua vida, Deus talvez tenha te desamparado(a), deixado(a) ou te entregue nas mãos dos inimigos. Diante de uma situação desta, qual postura devemos adotar? Questionar ou adorar?
Na Bíblia, lemos uma história semelhante onde um Rei, cujo nome era Josafá, um homem rico e famoso, aparentado de Acabe, por ser sogro de sua filha Jezabel, após um banquete na casa do mesmo, foi convidado a guerrear contra Ramote Gileade, que estava em poder da Síria, 1 Reis 22: Ele perguntou a Josafá: Você vai comigo atacar Ramote? Josafá respondeu: Quando você estiver pronto para a batalha, eu também estarei; e assim também os meus soldados. Iremos lutar junto com você, 2 Crônicas 18:1-3.
Desconhecia Josafá que havia decreto Divino de morte contra Acabe, por este homem ter se apropriado de forma fraudulenta da vinha de Nabote, a quem de maneira cruel e tirana havia matado, conforme está escrito em 1 Reis 21:19: Diga a Acabe que eu, o Senhor, estou dizendo a ele: “Você mata o homem e ainda fica com a propriedade dele?” Diga a Acabe que o que eu estou dizendo é isto: “No mesmo lugar onde os cachorros lamberam o sangue de Nabote, eles lamberão o seu próprio sangue”.
Josafá, um homem de oração, antes de ir à guerra, pediu a Acabe que buscasse a Deus se Ele estava junto com eles nesta peleja; “os profetas bajuladores da corte” disseram que sim, porém, não o convenceram. Pediu, então, que se consultasse um profeta de Deus sobre a batalha, ao que lhe declarou Acabe, que havia um por nome de Micaías a quem ele odiava, mas, por insistência de Josafá, trouxeram-no à presença deles e o mesmo profetizou.
O Senhor Deus diz: “Quem enganará Acabe para que ele vá a Ramote e seja morto lá?”… Um espírito se apresentou e disse: “Eu enganarei Acabe”… “Eu irei e farei com que todos os profetas de Acabe digam mentiras”. Então, Deus ordenou: “Vá e engane Acabe. Você conseguirá”… Se o senhor, ó rei, voltar em paz, então, de fato, o Senhor Deus não falou por meio de mim! E disse também: Todos aqui deem atenção àquilo que eu profetizei! I Reis 22:14-28.
No fervor da batalha, vendo que perdia a guerra, Acabe se disfarçou para tentar enganar, porém, um soldado siro atirou uma flecha que, por acaso, atingiu o rei Acabe entre as juntas da sua armadura, vindo este a morrer, conforme predissera o Senhor.
Josafá foi poupado pelo Rei da Síria, porém, parte de seu exército foi dizimada. Ao voltar para casa, mal tivera tempo de descansar, deparou-se com a seguinte notícia: Um exército enorme do país de Edom veio do outro lado do mar Morto para atacar o senhor. Eles já conquistaram a cidade de Hazazão-Tamar, 2 Cr. 21:1, 2.
A princípio, ele temeu, mas, não questionou, depois orou, convocou o povo para que orasse e jejuasse pedindo socorro ao Senhor; de repente, o Espírito de Deus se apoderou de Jaaziel, o qual disse: Povo de Judá, moradores de Jerusalém e rei Josafá, prestem atenção! Escutem isto que o Senhor Deus diz: “Não se assustem, não fiquem com medo deste enorme exército, pois, a batalha não é contra vocês, mas, contra Mim…
Vocês se encontrarão com eles no fim do vale que dá para o deserto de Jeruel… Vocês não precisarão lutar; fiquem parados ali e verão como o Senhor Deus salvará vocês… Não se assustem, nem fiquem com medo; marchem contra os inimigos amanhã, pois Eu, o Senhor, estarei com vocês”, 2 Cr. 20:14-17.
Como recebera a promessa de vitória da parte do Senhor, Josafá O adorou, saiu em combate, colocou um exército de cantores à frente da batalha e declarou: Confiem no Senhor, seu Deus, e estarão seguros; confiem nos profetas d’Ele, e tudo o que vocês fizerem dará certo, 2 Cr.20:20.
Ao vê-los louvando, o Senhor causou confusão entre os inimigos, e eles foram derrotados; os Amonitas e os Moabitas atacaram os Edomitas e os destruíram completamente; depois os Amonitas lutaram contra os Moabitas, e os dois lados também acabaram se destruindo. Quando o exército de Judá chegou a um lugar alto no deserto, eles viram o chão coberto de mortos; ninguém tinha escapado com vida. Josafá e os seus soldados avançaram e começaram a pegar tudo o que havia no acampamento inimigo, levaram três dias pegando as coisas, mas, havia tanto, que não puderam levar tudo.
No quarto dia, todos se reuniram no vale de Beraca e louvaram o Senhor, voltaram alegres para Jerusalém, porque o Senhor Deus lhes tinha dado a vitória na luta contra os seus inimigos. Quando os souberam que o Senhor havia derrotado os inimigos de Israel, ficaram todos com medo.
Tal qual fez a Josafá, fará o Senhor a ti, que se acha sem perspectivas neste ano. Ao invés de questionar, adore, porque, este ano, será da parte do Senhor, o teu ano de Vale de Beraca, ou seja, o ano da tua bênção, tamanha será, que causará espanto a todos que estão à tua volta.

Pr. João Rodrigues Pereira –
Catedral da Fonte