Questões financeiras podem levar ao desastre conjugal

Ter um planejamento é um grande passo em toda relação; o casal que planeja junto, conquista junto

Quando o assunto é organizar finanças entre casais, é importante ter cuidado para evitar brigas. A primeira dica em relação ao tratamento do dinheiro do casal é sempre ter muito diálogo.

Como evitar?
A psicóloga Tatiana Paiva dá dicas de como manter uma relação boa com o companheiro, quando se tratam de finanças.
Ela começa falando sobre os males que as brigas de casais podem causar. “Uma das situações que influenciam muito a relação do casal são as finanças; a outra que está lado a lado é o ciúme. Ambas situações aterrorizam muitas famílias. Além desse desconforto, brigas em excesso desgastam a relação e estimulam o desrespeito, o que leva à falta de admiração e até mesmo à falência do relacionamento”, começa.
Mas e quando a briga envolve as questões financeiras dos casais? Alguns casais passam por crises financeiras de forma tranquila, mas a grande maioria vê seus relacionamentos se transformarem em algo que eles não sonharam.
“Quando as finanças não estão organizadas conforme a necessidade do casal, surgem brigas, acusações pelo mal gerenciamento dos gastos, ou por não ganhar o suficiente para suprir a necessidade do lar e assim vão surgindo os desentendimentos”, comenta a psicóloga.
Ela ainda completa que “muitas mudanças na rotina familiar são necessárias e é neste momento que muitos casais se entregam à dificuldade e abrem mão de suas famílias. Parece que o amor e o respeito acabam juntamente com o dinheiro. Não é uma fase fácil e nem simples de ser superada. Para muitos casais, é um grande desafio”.

Conselhos
E quais são as estratégias para enfrentar a dificuldade financeira?
A psicóloga Tatiana afirma que o segredo é ter transparência. “É importante que o casal saiba verdadeiramente a remuneração de cada um. Esconder não é o melhor caminho, bem como esconder os gastos também não trará segurança ao seu parceiro. O respeito também. Se colocar no lugar do outro é um ótimo caminho para que as acusações não aconteçam.
Ter um planejamento é um grande passo em toda relação, o casal que planeja junto, conquista junto. Reorganizar os gastos e planejar os meses que estão por vir são uma forma de deixar o futuro financeiro mais leve. E ter colaboração, podemos usar neste item a famosa frase ‘um por todos e todos por um’, é um trabalho em equipe, sempre olhar um pelo outro para alcançar o sucesso”.
Ela ainda aconselha que “precisamos lembrar que sempre que houver um desentendimento entre o casal e um dos dois vencer, os dois na verdade com certeza perderam. Perderam porque o casamento não é uma competição de quem tem mais força ou de quem tem mais razão, e sim, uma história de revezamento onde cada um em sua vez faz a sua parte pelo bem de ambos.
Não busque vencer, não se carregue com todas as armas que possui, seja sempre o primeiro a propor soluções, a trazer calma no meio do conflito. Lembrar o quanto se amam pode ajudar quando as emoções estão ‘à flor da pele’. Expresse o amor um pelo outro em palavras e ações”.

Economia
O economista, Samuel Santos, de 34 anos, explica maneiras simples de manter uma saúde financeira boa dentro de um relacionamento. Ele começa dizendo que sempre é bom manter um diálogo dentro de casa. “Conversar com seu companheiro(a) é o primeiro passo de tudo, contar seus planos, suas metas… Não há muita necessidade de cada um saber o total do salário do outro, desde que cada um esteja conseguindo pagar suas obrigações e esteja conseguindo ‘se manter’. Mas, a partir do momento que a situação financeira foge do controle, o casal tem sempre que estar de mãos dadas para enfrentar essa ‘crise’ juntos, e entre eles, se ajudarem a economizar”, comenta Samuel.
O economista finaliza dizendo que “é essencial o casal se manter firme junto, economizando. Juntar dinheiro para uma meta que os dois queiram atingir, como, por exemplo, comprar uma casa, fazer uma viagem para fora do país, se economizarem juntos, vão poder realizar o sonho o quão rápido forem juntando, e isso vai fazer com que as brigas se amenizem. Os dois, trabalhando juntos, com o mesmo foco, é de longe a melhor solução para uma boa saúde financeira”.

Samuel Santos
Empresário e Economista

Tatiana Paiva
Psicóloga Comportamental
CRP 06/88751
(19) 99753-2826