Rancho Fontana

O Sítio Fontana fica no Bairro São Bento, Estrada ATM 142, que leva o nome do Sr. Antonio Fontana

Há 115 anos o senhor Antônio Fontana, provindo da Itália, chegando ao Brasil, recebeu um lote de terra para trabalhar e viver. Começou, então, a trabalhar seu pedaço de terra. Casou-se e teve filhos e netos, que nasceram em casa.
Com o passar do tempo, além da produção de leite e das plantações, Valdir Fontana, neto do Sr. Antônio, iniciou seu trabalho com serraria junto com um irmão, quando nasceu o seu filho Rodrigo. A sociedade acabou e o Rodrigo assumiu o trabalho junto com o pai. A serraria continua até hoje e fornece madeira para construção civil, lenha, carvão e serragem.
Seus tios trabalham com o ramo de móveis e instrumentos musicais; eles fabricam artesanalmente violas e violões, vendendo até para artistas famosos, como os cantores Cesar Menotti, o Daniel e a dupla Edson e Hudson.
Valdir Fontana alimentou um sonho por muito tempo, que era o de produzir cachaça. Ganhou de presente de sua mulher um barril de 200 litros para envelhecer cachaça. Ele nunca produziu, mas aprendeu o processo de envelhecimento há mais de 20 anos com um amigo. Aprendeu o processo, entendeu a história da bebida e descobriu um produto de excelente qualidade.
Passou a envelhecer cachaça e a levar sempre uma garrafinha para os amigos, em reuniões pessoais e percebeu o sucesso que a bebida estava fazendo. Isso despertou a vontade de empreender. Adquiriu, então, cerca de 20 barris de carvalho europeu e envasou a mesma cachaça que estava no primeiro barril dele. Na época, por ter dúvidas da qualidade e da procedência do produto, enviou para análise na USP, no instituto de aguardente e, tendo provas da segurança e qualidade dessa cachaça, envazaram todos os barris, totalizando quatro mil litros da bebida em envelhecimento.
A intenção era de envelhecer a bebida por vinte anos. Porém, com a pressão de amigos e potenciais clientes, conseguiram deixar envelhecendo por cinco anos e ampliaram o negócio. Comprou, então, mais 30 barris. Hoje, esses 50 barris envelhecem um total de dez mil litros de cachaça. No rancho, eles têm disponíveis para venda cachaças envelhecidas por 1 ano e meio, 5 anos e 13 anos. Vendem também da branquinha.
Ao longo dos anos, percebendo o aumento do público frequentando a propriedade para comprar a cachaça, eles compraram a propriedade vizinha com o intuito de fazer o negócio crescer. Esse lote de terra é onde fica hoje o Rancho Fontana. A família tem projeto de tornar o local um ponto de venda da cachaça e de outros produtos.
Paralelamente, Rodrigo e sua família trabalharam com um espaço para eventos por sete anos, o Rancho Fontana. Trabalharam primeiramente com eventos próprios, trazendo shows de renome, como o “Lendas”, do Milionário e Marciano, Naiara Azevedo e João Carreiro, sempre atraindo um grande público, provindo das cidades da região, além de Jaguariúna, Mogi-mirim, Mogi-guaçu, São Paulo. Soube que seus eventos lotaram hotéis da região e movimentaram o turismo e o comércio local.
Posteriormente, trabalharam com a locação do espaço. Nesse mesmo espaço, trabalharam com almoço caipira aos domingos, servindo comida totalmente caseira, feita em forno de lenha, por dois anos. Infelizmente, na atualidade, esse espaço está com as atividades paradas por causa da pandemia, que impossibilita a realização de eventos.
Duas vezes por ano, o Rancho Fontana recebe a visita de peregrinos que saem da Paróquia Santa Rita, em Artur Nogueira, às 11h, seguem pela estrada de terra por 12 quilômetros e chegam à sua propriedade por volta das 12h30. Eles oferecem almoço caseiro (arroz, feijão, farofa) por um valor simbólico, barracas com vários tipos de mistura, show de artistas locais. Após o almoço, o evento prossegue com encontro de carros de som. Esses eventos recebem em torno de quatro mil pessoas provenientes das cidades da região, da capital e até de outros estados. A primeira data é em homenagem a São Bento, em julho, e a outra acontece antes do rodeio anual de Artur Nogueira, em meados de novembro e dezembro. Essas atividades também estão paradas no momento.
Rodrigo Fontana cuida hoje da serraria, da venda das cachaças e possui muitos planos para o local para o desenvolvimento turístico. Ele observa que muitos ciclistas e praticantes de trekking passam por sua propriedade. Ele acredita que, aproximadamente, duzentas pessoas por dia nos fins de semana. Muitos deles usam o local como ponto de apoio, para beber água, lavar as mãos, tomar um fôlego e prosseguir com o passeio.
O Sítio Fontana fica no Bairro São Bento, Estrada ATM 142, que leva o nome do Sr. Antonio Fontana e fica na divisa entre Cosmópolis e Artur Nogueira, integrando as duas cidades. O telefone para contato é: (19) 99635-5274. O local possui página no Facebook e no Instagram: (@RanchoFontana)
A Família Fontana é um exemplo de empreendedores do Turismo!

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis