‘Rato do Banhado’ é encontrado em região urbana de Cosmópolis

O roedor de porte grande foi filmado por populares, que se assustaram com o animal

Um roedor conhecido como ‘Rato do Banhado’ foi encontrado em uma área urbana da cidade de Cosmópolis na tarde de segunda-feira, 08. Alguns populares que visualizaram o animal silvestre tiverem a oportunidade de filmar, compartilhar nas redes sociais, o que gerou bastante repercussão.
A Guarda Municipal de Cosmópolis acionou o Setor de Zoonoses, que realizou o resgate do animal em poucos instantes. De acordo com Edimar Lopes de Almeida, Supervisor deste setor, o roedor foi devolvido às margens da represa, seu habitat “teoricamente” natural.
Ainda de acordo com o profissional, apesar de muito dócil e de muito baixo risco, a recomendação é nunca tocar em animais silvestres quando encontrá-los, e sim, acionar a Zoonoses ou Defesa Civil da cidade. “O roedor é extremamente dócil. Mas, do ponto de vista infectoparasitário, ele pode hospedar carrapatos causadores de doenças e, com a proximidade do homem nos locais de habitat desse animal, podem produzir risco de doenças. É semelhante ao que acontece com as capivaras, só que sua relação com risco epidemiológico é muito baixa”, finalizou ele.