Reabilitação pós-COVID-19

A fisioterapia junto com uma equipe multidisciplinar têm um papel fundamental na reabilitação e prevenção das sequelas da doença

Aruan Bertazzo Fisioterapeuta Clínica Previna

A infecção viral causada pela COVID-19 causa um processo inflamatório pulmonar crônico que acaba lesando o parênquima pulmonar, causando um processo cicatricial que gera fibrose pulmonar. Com a fibrose pulmonar, a expansibilidade pulmonar acaba sendo diminuída, comprometendo a troca gasosa, levando a uma diminuição do oxigênio para os músculos do corpo.
A inflamação pulmonar pode levar a um desequilíbrio imunológico, gerando uma resposta inflamatória sistêmica, afetando, assim, algumas estruturas do corpo, como musculoesquelético, sistema articular e sistema ósseo. Quando a inflamação afeta nosso sistema musculoesquelético, pode gerar alguns sintomas, como a fadiga, mialgias (dor muscular) e uma fraqueza muscular generalizada.
Por isso, mesmo a pessoa não precisando ser hospitalizada pode acabar gerando fraqueza muscular generalizada e fadiga. Alguns pacientes, após a infecção pela COVID-19, podem gerar um quadro de sarcopenia (diminuição de massa muscular) devido a imobilidade (pacientes que precisaram ficar internados), estresse, ansiedade e pela rotina devido ao isolamento.
A fisioterapia, junto com uma equipe multidisciplinar, têm um papel fundamental na reabilitação e prevenção das sequelas geradas pela COVID-19, seja ela uma sequela respiratória, neurológica ou motora.
Com isto, na fisioterapia respiratória iremos utilizar algumas técnicas para expansão pulmonar e o fortalecimento dos músculos respiratórios, melhorando, assim, a troca gasosa, levando mais oxigênio para os músculos periféricos, diminuindo os índices de fadiga e fraqueza muscular. Na fisioterapia ortopédica, vamos trabalhar o fortalecimento muscular dos músculos com maior comprometimento (exemplo: dificuldade para andar, falta de equilíbrio, dificuldade para sentar e levantar, etc.), melhorar a amplitude de movimento, melhora da coordenação motora (exemplo: escovar os dentes, pentear cabelo, beber água, etc.) e melhorando, assim, a qualidade de vida.