Empresas com visão de mercado, estão migrando para o bem-estar dos seus colaboradores
E estamos encerrando mais um ano. Ano difícil, ainda de muitas incertezas por causa da pandemia. Devagar o mercado de trabalho se aquece e as oportunidades de trabalho vêm aumentando gradativamente, porém, muitos setores ainda lutam para sair da crise.
E para os que estão empregados, vêm o Natal e ano novo. Momento esse que muitas empresas diminuem o ritmo dos colaboradores, juntamente com a produção da empresa.
E vêm as festas de fim de ano, momento esse que o funcionário tenta buscar ficar mais com a família, sair, passear, espairecer, para ganhar fôlego para o ano que se inicia. Muitas empresas acabam liberando esse período para dar folga para os funcionários, porém, nem todas.
Então, fica a pergunta: “É obrigatório a empresa dar folga neste período?”, a resposta é “Não”. Não existe nada na CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, que diga que é obrigatória a folga no período de festas. O que existe é o bom senso do empregador em liberar seus funcionários nesse período.
Segundo estatísticas dos profissionais de Recursos Humanos (RH), o funcionário que descansa nesses dias, volta com um outro “astral“, mais motivado, mais leve, e com muito mais “gás” para produzir no próximo ano e assim contribuir mais com a empresa.
Muitas empresas oferecem esse descanso no fim do ano como uma retribuição e como prêmio para os colaboradores. Já outras empresas liberam esse período, mas descontam os dias das férias, em média é de 7 ou 8 dias, buscando assim agradar seus funcionários.
Segundo estatísticas dos profissionais de RH, empresas que liberam seus funcionários nesse período saem na frente daquelas que não liberam, pois hoje se investe muito em qualidade de vida. Não são todas as empresas que têm essa visão, ainda uma grande parcela de empresas não tem o hábito de liberar os funcionários.
Oficialmente, só o dia 25 dezembro e 01 de janeiro são considerados feriados nacionais. Fora disso, vai de a empresa liberar ou não seus colaboradores.
Segundo a revista: Pequenas empresas, Grandes negócios, existem 3 motivos para o empresário optar pelo descanso no fim do ano.
1 – O time ficará mais saudável e produtivo.
Funcionários motivados sempre rendem mais; descontentes levam a empresa para uma insatisfação geral.
2 – Clientes e parceiros também estão ausentes.
Muitos dos parceiros da empresa estão ausentes neste período, e tudo ficará para o próximo ano. Muitas empresas já têm essa visão de mercado.
3 – Haverá economia nas despesas gerais da empresa
Despesas como água, energia, seguranças (físico), e outros gastos diretos e indiretos, irão resultar numa diminuição significativa para a empresa. Visto que manter o funcionário “trabalhando“ neste período é extremamente desmotivador.
Empresas com visão de mercado, estão migrando para o bem-estar dos seus colaboradores. Elas já perceberam que “humanos“ não são máquinas. Todos os colaboradores têm família, têm amigos e precisam, além do trabalho, prazer em viver e assim em produzir mais. Nesse episódio do fim de ano, podemos dizer que empresa e funcionários ganham neste período de recesso, fazendo assim que todos sigam com mais vontade de produzir no ano seguinte.
Feliz Natal a todos! Que venha um 2024 de muitas conquistas e realizações!!