Reconstrução mamária ajuda na qualidade de vida das mulheres

O câncer de mama é a neoplasia que mais acomete as mulheres. Graças às mudanças no comportamento da população feminina e avanço nos métodos de triagem, cada vez mais, podemos identificar de forma mais precoce o problema.
Com isso, muitas mulheres conseguem se beneficiar com a obtenção da cura do câncer com o tratamento adequado.
Porém, com o tratamento, vêm as sequelas. A principal que acomete e abala o psicológico das pacientes é a perda da mama, uma parte ou sua totalidade, alterando, por vezes, a autoestima e a percepção de femilidade pela paciente.
Hoje, temos a possibilidade, em casos em que é possível (há critérios específicos para a realização), de fazer a cirurgia combinada da retirada do tumor e a reconstrução construção imediata, num mesmo tempo cirúrgico.
Grande parte das reconstruções envolvem o uso de prótese mamária para reposição do volume perdido com a cirurgia de retirada da lesão.
As vantagens da reconstrução precoce estão no fato que a mulher não passará pelo período pós-subtração da mama, como acontece em casos de reconstrução tardia da mama. Estudos mostram que a reconstrução imediata interfere positivamente para a autoestima e qualidade de vida da mulher, muito importante em um momento difícil que a pessoa se encontra.