Redenção: plano de Deus para todos

Se você puder, leia o texto bíblico em Efésios 3.1-10. “Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” (Romanos 10.13).
Colocação da situação
A salvação é um dom de DEUS, oferecido a toda a criatura. A salvação foi consumada por CRISTO e é recebida por fé.
O apóstolo Paulo recebeu a incumbência de dar expressão à natureza da salvação. Escrevendo aos Efésios, durante a sua prisão por causa do Evangelho, foi grandemente usado por Deus para colocar em termos nítidos o que é o Evangelho. Paulo menciona que o Evangelho é para todos; que é o resultado da graça de Deus a nós dispensada (v.2); e ao mesmo tempo é um mistério manifestado na revelação de Cristo e Sua Obra na cruz do Calvário. Esse mistério esteve encoberto até que Cristo viesse ao mundo e pelo Espírito fosse revelado aos apóstolos (vs. 3-5).
O ponto principal da revelação desse mistério é que os gentios se tornaram co-participantes e co-herdeiros do Evangelho, em termos de igualdade com os judeus, que sempre consideraram os grandes privilegiados nas coisas de Deus.
A salvação da alma não é, e nem poderia ser, obra do homem, mas de Deus (Jn 2.9; Sl 3.8). O homem em nada pode contribuir para a salvação. A única coisa que pode fazer é crer na promessa de Deus e recebê-la.
A salvação não é resultado das obras que o homem pratica, mas o resultado daquilo que Cristo já fez por ele (Ef 2.9-19; Hb 9.12).
I – Redenção do Pecado
O grande propósito da Obra redentora de Cristo é “para nos remir de toda a iniquidade” (Tt 2.14). Esta palavra remir significa pagar o preço da redenção, pelo qual alguém é libertado da escravidão. Pelo preço do sangue de Cristo, vertido na cruz do Calvário, fomos comprados e libertados da escravidão do pecado (1Co 6.20; 7.23; Cl 1.14). Jamais houve um preço tão elevado. Jesus pagou esse preço, porque para Ele somos preciosos. Ele muito nos amou.
Não somos mais escravos do pecado. Fomos libertados; glória a Deus (2Co 5.14,15). Em outros tempos, o pecado nos dominava, mas a redenção em Cristo nos libertou da autoridade do pecado, e hoje estamos sob a autoridade de Cristo. Um novo Mestre controla a nossa vida!
II – Significado da Salvação
Uma “Ressurreição”. O apóstolo Paulo contemplou o mundo como um vasto cemitério. Em cada quadro, ele lia estas palavras, “morto pelo pecado”. De fato, a Bíblia descreve os não convertidos como “mortos” no pecado. Veem neles as características da morte espiritual, “inconscientes quanto às coisas espirituais”. Nada fazem no serviço do Senhor, e são corruptos na maneira de viver. O pecado “matou” o homem, deixando-o separado de Deus. Fisicamente, ele pode estar bem, mas espiritualmente está morto.
Em tais circunstâncias, o Evangelho brada: “Desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Ef 5.14). Quando o homem não regenerado aceita Cristo, então passa por uma “ressurreição” (Ef 2.5,6). O pecado mergulhou os homens na morte, mas Cristo os trouxe à ressurreição.
Uma aproximação de Deus. Antes que Cristo viesse, estávamos “longe” de Deus, mas agora, pelo sangue de Cristo, chegamos perto Dele (Ef 2.13). Éramos forasteiros, sem esperança, banidos da presença Divina, mas agora gozamos de íntima comunhão com Deus, em Cristo, nosso Salvador. Agora somos participantes das promessas. Filhos da Casa, e Deus é nosso Pai! Aleluia!
Deus abençoe a todos…

 

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana