As redes sociais de todo o país promoveram um evento nas últimas semanas a fim de manifestar contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e reivindicar seu impeachment. O movimento deverá acontecer neste domingo (15). Na cidade de Campinas, a organização da manifestação espera por aproximadamente 40 mil pessoas no Centro da cidade e a possibilidade de haver grupos radicais, que não preservem pela paz no movimento, deixa a Polícia Militar em estado de alerta.
Haja vista que há a possibilidade de Black Blocks entre a multidão, um megaesquema foi montado para priorizar a segurança tanto dos manifestantes como a preservação do patrimônio público e privado. Na cidade de Cosmópolis, o Tenente Funk, da Polícia Militar, afirma que já possui planejamento, caso ocorra o evento também no município. Veja a entrevista na íntegra:
GAZETA de COSMÓPOLIS: O Tenente pode dizer se existe algum esquema de segurança especial para a região neste fim de semana, no caso de acontecerem possíveis manifestações?
Tenente Funk: “Sim, temos um planejamento já feito. Estamos terminando a escala, porém, todo efetivo será empregado e a Força Tática também acompanhará.”
GAZETA: Pelo fato da cidade de Cosmópolis não ter um evento desse tipo programado, mesmo assim, as equipes vêm para a cidade ou ficarão de prontidão no Pelotão?
Tenente Funk: “Cada cidade tem seu efetivo pelas ruas. As equipes extras estarão nas ruas, e a Força Tática estará aquartelada, para que, caso aconteça algum problema, todos sejamacionados. Contudo, a intenção é sempre o apoio à livre manifestação. Nós só acompanharemos para garantir o direito de manifestação e de garantir os demais direitos da coletividade, o direito de ir e vir, o direito patrimonial e demais”.