Reflexão no Natal (Parte 1)

Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:11

Quando criança, eu associava férias escolares, viagens, roupas novas, brinquedos, e claro, a comida farta ao Natal. Obviamente, Natal não é apenas isso, mas esse equívoco ocorre ainda hoje não apenas nas mentes de crianças, mas também de adultos.
Árvores, renas, embrulhos coloridos, luzes e brilhos, presentes, viagens e, principalmente, uma história secular cunharam na mente das pessoas um outro sentido para o Natal. Infelizmente, esse Natal de festas, compras, encontros e gastronomia conseguiu ofuscar a mente distraída de uma sociedade consumista, levando-a a esquecer o que de fato aconteceu no Natal.
Natal é sinônimo de amor, incomparável demonstração de Amor. É Deus Se tornando Homem, o Rei Se tornando Servo, o Eterno entrando no nosso tempo, é o Santo Se fazendo pecado por nós.
Esse momento do ano nos oferece ocasião propícia para refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal. Quem sabe você nunca parou para considerar atentamente o papel de cada ator no palco da maior demonstração de amor do universo. Então, reserve alguns minutos e veja comigo os registros bíblicos dessa fascinante história:
Anjos – Os anjos cooperaram. Gabriel foi a Nazaré da Galileia avisar Maria que ela fora escolhida para ser a mãe do Salvador. Lucas 1:26-35. Também foi portador da mensagem a José que não se preocupasse e que deveria dar a criança o nome de Jesus. Mateus 1:19 a 22. Um anjo também visitou durante a noite os pastores no campo para avisar-lhes que Cristo havia nascido em Belém. Lucas 2:8 a 14. No mesmo momento, um coral de anjos anuncia aos mesmos pastores a chegada do Messias ao mundo. Lucas 2:13 a 15.
Maria – Submissão é a palavra que encontro para descrever sua participação. Humildade, obediência, gratidão e coragem marcaram a história dessa verdadeira serva do Senhor. Lucas 1:26-35.
José – A bíblia não registra nenhuma fala atribuída ao carpinteiro de Nazaré, contudo, sua atitude foi suficiente para o reconhecermos como um homem humilde e justo. Tão submisso quanto Maria recebe a mensagem e a obedece. Fez tudo que o anjo lhe havia ordenado. Mateus 1:18 a 25.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Pastor local Igreja Cristã da Trindade