Reflexão no Natal (Parte 2)

Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:11

Pastores – Pastores em Israel não gozavam de boa reputação, no entanto, Deus quis que eles fossem os primeiros a receber a extraordinária notícia. Eles sabiam da promessa e, ao serem informados, partiram para Belém. Lucas 2:8 a 12.
Magos do Oriente – Representavam os povos de todo o mundo! Identificados como sábios, seguiram a estrela até Belém para adorar o Menino Jesus. Demonstraram que reconheceram Jesus como Rei do Universo ao oferecerem ouro, símbolo de poder, como Sacerdote eterno ao entregarem incenso símbolo de espiritualidade e como Profeta entregando mirra, símbolo de imortalidade. Mateus 2:9 a 12.
Herodes – Esse representava o orgulho dos corações impenitentes. Ao saber do nascimento do Rei dos reis, tomado de inveja, ardilosamente intentou matar Jesus. Mateus 2: 1 a 16.
Hospedaria – Naqueles dias, Belém estava agitada. Gente de todas as partes do império estava na cidade para alistar-se. Os aposentos estavam ocupados de forma que mesmo sua mulher estando prestes a dar à luz, José não encontrou um lugar confortável para acomodá-la, para aguardar o nascimento da criança. Já no provável silêncio do estábulo, um cocho serviu de berço para acolher e repousar o Filho de Deus recém chegado ao mundo. Lucas 2:6 a 7.
No palco da história do nascimento de Jesus, encontramos vários personagens, mas apenas duas atitudes: Os que aceitaram a mensagem e honraram o Filho de Deus com um presente do Pai e os que rejeitaram a mensagem e, consequentemente, rejeitaram o Messias. Os anjos anunciaram, José e Maria obedeceram, os pastores seguiram, o estábulo acolheu, os magos adoraram, já a hospedaria infelizmente se encontrava ocupada e o coração de Herodes desconfiado e cheio de ódio!
Convido você a refletir com quem seu coração se identifica nessa história. Natal é identificar-se com a humildade, o amor e o desprendimento. Natal é tempo de amar, perdoar e se doar. Quem busca Cristo O encontra, e esse encontro redunda em gratidão e glorificação.
Meu desejo sincero é que Cristo encontre um lugar especial em seu coração. Feliz Natal a você e sua família e um ano novo repleto de esperança e realizações com Jesus!

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Pastor local Igreja Cristã da Trindade