Reflexões de fim de ano: expectativas e a essência do Natal

Momento pode ser feliz para uns e trazer um sentimento de tristeza para outros. Por que será que isso acontece?

“Então é Natal, e o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez.”. Esse trecho de uma música é uma frase bastante conhecida nessa época do ano, e que traz um questionamento para as pessoas, sobre o que viveram nesse ano que se finda e o que está por vir.
Se a pessoa tiver a percepção de que seu ano não foi tão proveitoso, talvez as suas expectativas para o próximo ano estejam muito altas. É uma mistura de expectativa de novos planos com as frustrações daqueles objetivos não concretizados, e isso pode ser nas diversas áreas da vida, como pessoal, nos relacionamentos e profissional.
Nessa época, as pessoas sentem-se mais estressadas com o acúmulo de tarefas, sobrecarga de pensamentos, o ritmo do trabalho aumenta, contas específicas de janeiro e é o período das férias escolares. Durante todo o ano, as pessoas vão vivendo no automático, muitas vezes o corpo e o psicológico/emocional dão sinais de cansaço. Sentimento constante de atraso e falta de tempo, muitas vezes sensação de fracasso, mas por alguns motivos, muitas dessas pessoas não param para se cuidar ao longo do ano. Olham para o ano que se finda e se questionam sobre a conquista dos seus objetivos, pode ficar a frustração de não ter sido como se imaginou.

Maristela T. Lopes Ramos
Psicóloga
CRP 06/136159
Rua Santa Gertrudes, n°2063 – Bela Vista (19) 98171-8591

Fim de ano pode trazer aquele clima de pessoas alegres celebrando a vida. O momento pode ser feliz para uns e trazer um sentimento de tristeza para outros. Por que será que isso acontece?
As reações negativas que algumas pessoas têm ao Natal e talvez nem entendam o porquê, pode não ser pelos exemplos pontuais citados acima. Pode sim ter a ver com as experiências subjetivas na história de vida de cada pessoa e, muitas vezes, podem nem estar acessíveis na memória, apenas a sensação inconscientemente permanece.
O Natal tem como essência uma festa cristã, que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Por curiosidade, acredita-se que a imagem do papai Noel nasceu em países europeus a partir do santo católico São Nicolau em que relatos históricos contam que ele sempre tinha um presente para dar às pessoas.
Antes da data 25 de dezembro, há toda uma fase preparatória, há uma correria para a festa, presentes, ceia, decoração natalina, e muito mais. Tudo porque “algo vai acontecer”, “algo vai nascer”, e se for pensado simbolicamente, a preparação para o momento de um parto é bem parecida, após o nascimento vem a o alívio, pode-se então relaxar e curtir o recém-nascido. A meia noite também acontece dessa forma, pode-se cear, trocar presentes, beber, rir, enfim, aproveitar.
Mas essa sensação simbólica de expectativa pode ocorrer nas pessoas com a própria vida delas, de como vai ser, será que as coisas irão melhorar? Será que será diferente?.Essa preocupação do que está por vir pode desencadear sintomas ansiosos. A ansiedade é um conjunto de sintomas frente às preocupações e os medos futuros, assim como também se prender ao passado pode gerar lamentações e melancolia. Enfim, buscar essa data Natal como uma mensagem para viver-se o hoje, viver o momento presente como realmente um presente que a vida está trazendo, como o nascimento de um novo ciclo e, acima de tudo, com a esperança que não pode morrer jamais.