E disse Jesus: “Sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens” Marcos 1:17
O texto nos mostra o que Jesus tinha em mente quando iniciou seu ministério terreno. Além de curar e libertar, Ele veio principalmente chamar e transformar homens e mulheres e fazer deles seus seguidores. Jesus é o agente de mudança, Ele mudou a vida daqueles homens. A rotina, o trabalho, os ambientes, tudo mudou. Existem pessoas que não gostam de mudanças porque mudar incomoda, exige adaptação, às vezes provoca exposição. Já existem outras que vivem mudando.
O que há de bom ou ruim nisso? Bem, há coisas boas e ruins em mudar. Assim como há coisas boas e coisas ruins em não mudar. Depende do seu entendimento e propósitos sobre as mudanças. Antes de tudo, é preciso disposição e equilíbrio nas mudanças almejadas. Muitas situações em nossas vidas exigem mudanças importantes. Algumas chegam a ser urgentes, no entanto, insistimos em remediar fazendo apenas ajustes.
É como se recorrêssemos a remendos, quando, na verdade, o que precisamos mesmo é uma roupa nova. Mudanças são necessárias, quando a pessoa está paralisada física, emocional e espiritualmente.Está vagando andando em círculos, sem sair do lugar, presa a uma rotina doentia. Não tem alvos, não tem direção, a vida não está focada em nada, não tem propósitos.
Às vezes, mesmo nesse cenário, elas querem mudanças, mas falta atitude. Você pode pensar: como eu gostaria de mudar, mas não consigo.Talvez até agora você tenha tentado sozinho, mas quero encorajá-lo(a) e convidar Jesus para te ajudar!
Paulo diz que se alguém está em Cristo é nova Criatura, as coisas velhas já se passaram e tudo se fez novo. Quero compartilhar alguns conselhos para ajudar quem está disposto a lutar por mudanças duradouras. Primeiro, reconheça que precisa mudar. Sua consciência, força de vontade e perseverança são importantes no processo de mudanças, mas não são suficientes. A maior força vem de Deus, e Ele só vai ajudá-lo quando você admitir a necessidade de mudar e lembre-se de que, sem Deus, você não chegará a lugar algum.
Segundo, a mudança real demora, você não pode achar que hábitos construídos ao longo de uma vida serão deixados de um dia para o outro.Mude uma coisa de cada vez. Um dia de cada vez.
Terceiro, se concentre na mudança que você deseja e não no que você sente. O simples fato de estar buscando mudança é porque reconhece que está andando em desacordo com a vontade de Deus, só esse fato, é suficiente para que o inimigo entre em ação na esfera da sua mente. Ele vai lutar incansavelmente para que você desista. Vai colocar desânimo, vai desafiá-lo todos os dias, vai mentir para você dizendo que você não vai conseguir. Vai tentar te convencer de que você é assim mesmo, essa é sua natureza, você não vai mudar, cada um tem seu jeito, o seu é esse.
Quarto, fique perto de pessoas que possam te ajudar, e longe das que te atrapalham.
Quinto, se concentre no progresso e não na perfeição.Muitas pessoas erram aqui.Entenda que enquanto estivermos nesse mundo seremos afetados pelo pecado, portanto, somos passivos de pecar.Mesmo nos policiando para experimentarmos as mudanças que desejamos, vamos falhar. Independentemente disso, não desista, continue lutando pelas mudanças que você entende serem necessárias em sua vida. Seja nos relacionamentos, estudos, vida profissional, espiritual, ministerial ou qualquer outra área, lembre-se de que Deus quer ajudá-lo nessa tarefa.
Pr. Edwil V. Borçatto – Igreja Cristã da Trindade – Rua Campinas, 749
Cosmópolis