Reforma na tapeçaria do veículo garante estilo e conforto no carro

Existe uma grande variedade de modelos, cores e estilos. Além disso, um tapeceiro pode customizar bancos, trabalhando desde a estrutura até a reconstrução deles

A tapeçaria, conhecida antigamente como capoteiro, é, segundo o tapeceiro Eduardo Lopes, “uma arte”. É uma atividade que precisa de muita atenção e cuidado, pois trata de toda a área de estofado e carpete do carro, desde os bancos até o forro do teto. Eduardo explica que encontra diversos problemas na tapeçaria dos carros, desde bancos rasgados até forros que descolam do teto.

O tapeceiro conta que, devido ao uso regular do banco, é comum gastar ou até mesmo rasgar o tecido. Nesses casos, segundo ele, é necessário trocar a faixa de tecido do banco.

img_2911

Devido ao choque térmico, pode ocorrer o descolamento no tecido do teto do veículo (Foto: Gazeta/ TV Jaguari)

Já no caso do forro do teto, o que ocorre é o descolamento. Devido à entrada de temperatura quente e fria, ocorre o choque térmico, que descola o forro e, caso o carro esteja em movimento, a corrente de ar pode piorar esse problema. Nesse caso, é preciso que seja feita a retirada do tecido antigo, limpeza do teto e a colagem do novo tecido. Esse problema também é comum nas laterais das portas.

Ambos os itens, afim de preservação, devem ser higienizados e limpos. Para isso, Lopes indica que o proprietário leve o veículo a um tapeceiro para que seja feita a lavagem. Ele conta que podem ocorrer trincos na armação do banco ou rasgos na espuma, o que prejudica a qualidade do acessório.

Já para o carpete, é usada uma espuma especial. Apesar da limpeza ser profunda, muitas manchas não saem. Neste caso, Eduardo recomenda que seja feita a troca do material.

 Mas, a limpeza em um especialista não é apenas questão de estética, também envolve segurança. Eduardo explica que alguns bancos têm especificidades no momento de instalar e desinstalar. Sendo assim, é importante que haja o cuidado correto para que o banco não fique solto e saia durante uma frenagem brusca ou até em caso de um acidente.

img_2914

Eduardo Lopes Tapeceiro – Tapeçaria Primavera Fone: (19) 3872 5337/ 99723 3210

Os modelos de bancos e tecidos são diversos, existe uma grande variedade de modelos, cores e estilos. Além disso, Eduardo conta que um tapeceiro pode customizar bancos, trabalhando desde a estrutura até a reconstrução deles. Com isso, muitos colecionadores de carros antigos buscam pelo serviço de tapeçaria.

 Mesmo com todas as adequações possíveis, os bancos originais, com peças originais, sejam antigos ou novos, são os mais buscados, segundo o tapeceiro, que está no ramo há 20 anos.