Refúgio e fortaleza

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações (Salmos 46:1)

‘Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações (Salmos 46:1). Esse é um salmo de segurança e confiança. Em um mundo em que os esforços humanos são cada vez mais exigidos, precisamos estar seguros de que Deus é nosso refúgio e fortaleza. É Ele quem dá a última palavra, portanto, devemos nos aquietar e descansar.

Provavelmente, esse Salmo é fruto de um livramento extraordinário dado por Deus ao Seu povo. Há pelo menos duas ocasiões em que Deus proveu livramento admirável para os israelitas e que pode ter sido o cenário na mente dos autores: a ameaça de invasão de Jerusalém pelo exército assírio (Isaías 36 e 37) e a notícia de que um grande exército de inimigos formado por Moabitas, Amonitas e Meunitas vinha para atacar Jerusalém (II Crônicas 20).

Se você enfrenta ameaças, quaisquer que sejam: sua fé, sua saúde, sua família, sua santidade, humilhe-se aos pés do Senhor e clame por socorro. Deus está presente nas suas provações. Se você quer vencer, não saia da presença do Senhor. Em ambas as ocasiões, Deus Se mostrou presente e com poder cumpriu o que prometeu. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações hoje!

Fortalezas eram cidades edificadas estrategicamente em locais de difícil acesso, cercadas por muros e bem armadas. Serviam de abrigo em tempos de guerra ou de ameaças. É exatamente isso que o salmista está nos dizendo em relação a Deus. É nEle que nos refugiamos, é dEle que vêm o socorro e os recursos necessários em qualquer dificuldade que venhamos enfrentar. Nenhuma ameaça aos filhos de Deus é maior do que a segurança de estar em Cristo.

Ainda que as notícias não sejam boas, o cenário à sua volta se mostra fora de controle, ainda que as pessoas ao redor estejam apavoradas e angustiadas, ainda que os “amigos” desapareçam, você não deve se abalar. Para o cristão, não há becos sem saída. Porque Jesus está no controle de nossas vidas.

O salmo termina com um convite a contemplar as obras poderosas de Deus. O salmo desafia: Venham todos os que duvidam de que Deus está conosco e contemplem Suas obras. É inegável que as surpreendentes vitórias de Israel foram alcançadas com a ajuda de Deus. Pare, aquiete-se, cesse todo o trabalho por um tempo e reflita profundamente na severidade e bondade de Deus. Severidade para os que se opõem a Ele e bondade para com os que creem em Seu nome.

Saiba que Eu sou Deus – Entenda que Eu sou a Fonte de Poder, Sabedoria, Justiça, Bondade e Verdade.