Regina conta como se adaptou após perder a visão

Com seu amor por carros, ela se aperfeiçoou e, hoje, é uma estética automotiva

“Onze anos depois, posso dizer que tenho um pouco de orgulho de mim mesma”

Não é de hoje que amor, paixão e dedicação por carros envolvem muitas pessoas. Regina Célia Melani, de 53 anos, é uma delas. Desde pequena, tinha uma enorme paixão por carros, e esse amor se tornou ainda maior aos dezessete anos, quando montou seu primeiro lava rápido com a companhia de uma amiga em São Bernardo do Campo (SP).
Com o passar do tempo, Regina teve que deixar de lado seu lava rápido por conta da diabetes. “Não conseguia trabalhar da forma que eu queria, tinha muita fraqueza”, conta. Neste meio tempo, Regina encontrou um outro trabalho enquanto cuidava de sua saúde. “Trabalhei como motorista profissional em uma empresa de fretamento e depois consegui uma vaga de motorista de diretoria em uma multinacional em Itapevi-SP; como sempre, trabalhando com carros”, explica.
No começo dos anos 2000, a motorista conta que foi demitida, por conta da empresa ser terceirizada, e foi na mesma época que começou a ter problemas na visão. “A partir daí, comecei a piorar e foi então que tentei buscar tratamento para a vista, passei por vários hospitais para tentar a cirurgia, mas era muito difícil. Continuei tentando, porém, todas as tentativas foram em vão. Em outubro de 2000, tive a retinopatia diabética ou descolamento de retina, por conta da doença, e não tinha mais jeito, nenhuma cirurgia resolveria…”, relata Regina.
Ela conta que perdeu a visão por completo, o que fez com que precisasse reaprender tudo, até comer e conhecer suas roupas. Levaram alguns anos para adaptar sua vida. Hoje, com 20 anos de prática, ela usa muito o tato, o olfato e a audição. “Fui para a escola de cegos em São Paulo e reaprendi a viver, conheci outras pessoas que me ajudaram muito. Vim para Cosmópolis em dezembro de 2004; minha irmã mais velha mora aqui há muitos anos…”, esclarece.
Ainda se adaptando, Regina criou uma mini oficina improvisada na garagem de sua casa. Foi onde começou a mexer com madeiras, pintura de geladeiras, até começar a mexer no carro de sua mãe. “Limpei uma coisa aqui outra ali e fui gostando de brincar com o carro… Comecei a ver que tinha capacidade para mais e passei a aprender e me interessar mais, até chegar a fazer curso pela internet”, conta Regina.
Onze anos depois, Regina se tornou uma estética automotiva. Ela atende um carro por dia com a maior dedicação. “Este é meu orgulho: Regina’s Detailer. Onze anos depois, posso dizer que tenho um pouco de orgulho de mim mesma, pois amo o que faço e me dedico ao máximo no carro de meus clientes”, conclui.

Regina Célia Melani
Regina’s Detailer
(19) 99264 5521

Fotos: cedidas