Reiki, uma das terapias holísticas mais procuradas no mundo

Nesses tempos de transição, estamos assistindo a um número de movimentos que buscam levar a humanidade a alcançar a, se não completa, pelo menos a melhor felicidade possível. Estamos participando do renascimento de antigos conhecimentos milenares oriundos do Oriente, como por exemplo o Reiki, acupuntura, shiatsu, do-in, reflexologia, que visam harmonizar o homem como um todo.
A Mestre em Reiki, Silmara Rocha, destaca uma terapia que só pelos seus princípios já se constitui num perfeito código para uma vida mais feliz e harmônica. Ela se refere ao Reiki, essa terapia de cura e autocura sem caráter religioso que deixa todos os religiosos e não religiosos à vontade. Cada vez mais, as pessoas buscam a prática do Reiki. Entretanto, poucas sabem a respeito do surgimento desta prática e tudo que ela significa para a saúde, tanto física quanto espiritual.
O Reiki é um ideograma de origem japonesa. Rei significa Energia Cósmica (Átomos) e Ki significa Energia Vital (Células), ou seja, Energia Vital Universal que é luz, perfeição e puro amor Divino. A origem do Reiki se deu no Tibet e embora sua origem milenar, o Reiki ficou durante muito tempo relegado ao esquecimento e sua redescoberta se deu a partir do século XX, no Japão, através de pesquisas efetuadas pelo monge Dr. Mikao Usui que, segundo a tradição, retirou-se para uma etapa de jejum e meditação que durou 21 dias no monte Kory Yama e, de acordo com esse conhecimento, é dito que ao descer do monte machucou o dedo do pé, que sangrou, e tendo realizado uma imposição de mãos, sentiu logo o alívio e recuperação.

Quem pode aplicar o Reiki e como é uma sessão?
Silmara esclarece que embora seja uma prática espiritual, não é necessário ser budista ou membro de qualquer outra religião para aplicar Reiki. Todas as pessoas, desde que tenham boas condições de saúde física e mental, poderão aplicá-lo. A aplicação do Reiki é apenas um canal de energia, o aplicador apenas coloca as mãos e o paciente absorve a qualidade e a quantidade de que precisa, a aplicação independe do estado emocional ou espiritual do aplicador ou receptor.
E além de pessoas, pode ser aplicado em animais, plantas e objetos. Cada pessoa sente a energia de forma particular, assim, algumas pessoas podem chorar, rir, dormir, suspirar, sentir pontadas, gemer, ficar impacientes, pular, entre outros sintomas, porém, são suas particularidades de sentir o fluxo de energia e embora outras pessoas digam que não sentiram nada, a energia atuou.
Alguns dos efeitos da aplicação pós sessão podem ser sonhos, lembranças, aumentos dos sintomas, sentimentalismo, encontro com pessoas, notícias inesperadas, dentre outros, e não há contraindicações quanto à terapia com Reiki, visto que bebês, crianças, jovens, adultos e idosos podem desfrutar de todos os benefícios dessa técnica que tem ajudado cada vez mais as pessoas a melhorarem a saúde física, mental e espiritual.

Disponibilização do Reiki no SUS e seus benefícios
Desde o dia 28 de março de 2017, o Reiki foi incluído como uma prática integrativa oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estudos em hospitais provam que os efeitos terapêuticos do Reiki combatem o stress, diabetes, esclerose múltipla, doenças reumatológicas, regeneração de tecidos, pacientes oncológicos, entre outros, diminuindo a ansiedade e proporcionando-lhes mais conforto emocional e mais força para combater as doenças.
Hospitais particulares como o Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, também incluem esse serviço para seus pacientes e é utilizado especialmente nos pacientes com câncer. Os pacientes, além de receberem essa prática em forma de tratamento, podem também aprendê-las e integrá-las em sua rotina, para alívio de seus sintomas, melhoria de condições gerais e uma aproximação de suas próprias forças, muitas vezes, escondidas em meio ao desconforto e ao sofrimento.
“Não podemos esquecer que as doenças não são somente físicas, mas suas origens estão no espiritual, mental e emocional, e podemos usar o Reiki como uma poderosa ferramenta que nos ajuda a eliminar o mal-estar e a nos conectar novamente com a saúde perfeita. Sendo assim, devemos experimentar e fazer tratamentos com as terapias holísticas e ver o resultado dessas incríveis ferramentas que nos ajudam, além de cuidar da nossa saúde, como crescer espiritual e emocionalmente e nos levando a encontrar nosso equilíbrio”, finaliza a Mestre em Reiki.