Relacionamentos x redes sociais

A confiança é o pilar; se ela se abalar, o relacionamento poderá ruir

Maristela T. Lopes Ramos
Psicóloga
CRP 06/136159
Rua Santa Gertrudes, n°2063 – Bela Vista (19) 98171-8591

Com o avanço da tecnologia, as redes sociais surgiram com o intuito de conectar pessoas. Elas aproximam pessoas queridas que, por alguns motivos, como a distância, a rotina diária, a falta de tempo acaba por não permitir aquele encontro presencial. Muitas pessoas também se utilizam de aplicativos de relacionamentos para encontrar alguém para se relacionar.
Percebe-se, então, que o uso das redes sociais tem sido muito frenético e constante, muito difícil quem não tem o acesso a internet na palma de suas mãos. Com isso, estudiosos no assunto levantaram indagações se as redes sociais são realmente benéficas, principalmente, em se tratando de relacionamentos amorosos. E a conclusão de algumas pesquisas é que as redes sociais podem destruir relacionamentos.
A pesquisa revelou que tanto casais jovens quanto os mais maduros e envolvidos em matrimônio que usam redes sociais estão muito propensos a se desentenderem e brigarem a partir de comentários e curtidas em postagens próprias e de “amigos”, estando, inclusive, diretamente ligadas a separações e divórcios. Notou-se também que a traição torna-se mais comum, isto é, as oportunidades aumentam.
Alguns sintomas de que as redes sociais estão influenciando no relacionamento são:
– Discussões por esperar sem sucesso que o outro faça declarações públicas em que todos possam saber que estão juntos e bem (fotos do casal, status de relacionamento sério/casado). Também, muitas vezes, quando o parceiro(a) está online e não falou nada, como se falar com o outro fosse uma obrigação ou que não pudesse conversar com mais ninguém.
– O diálogo acaba se tornando algo raro entre o casal, o momento que poderiam passar juntos e conversando acaba por serem desperdiçados os dois com as cabeças baixas olhando a tela do celular.
– Ver o parceiro online em aplicativos de mensagens e não estar falando com a pessoa significa que está conversando com outra pessoa e possivelmente traindo. Fica para as pessoas um sentimento constante de estar sendo enganado.
– Cria-se uma compulsão em pesquisar a vida do parceiro, quer saber o que a pessoa faz quando não está com ela, aonde vai, quais perfis visualizou, o que curtiu. Um verdadeiro “stalkear”, do inglês ‘to stalk’ que significa perseguir. Esta expressão vem sendo muito utilizada para referenciar pessoas que andam olhando em segredo o perfil de alguém. Perde-se o respeito sobre os assuntos pessoais e particulares do outro. Alguns parceiros fazem o outro desfazer amizade ou deixar de seguir certos “amigos virtuais”.
Para manter um relacionamento saudável e até a própria saúde mental com o uso das redes sociais é sugerido que:
– Não se fique procurando vestígios dos relacionamentos anteriores dos parceiros, o que passou, passou.
– Ter um equilíbrio no nível do que expõe sobre a vida individual e a do casal. Ficar jogando indiretas, ou popularmente, “lavando roupa suja” nas redes sociais pode fazer com que a pessoa ou o relacionamento vire uma novela para as pessoas seguirem, comentarem, julgarem.
– Ninguém é dono de ninguém, é difícil aceitar isso, mas todos necessitam de espaço próprio. Poder, então, conversar em paz com amizades ou com familiares. A confiança é o pilar, se ela se abalar, o relacionamento poderá ruir. Ciúme é uma palavra que em espanhol é dita como celoso, ou seja, zeloso, de zelo. Zelamos, então, pelo parceiro e não tomamos posse de sua vida. Ter ciúme de alguém não impede ninguém de trair. Ninguém pode obrigar o outro a permanecer ao seu lado, e que situação horrível seria essa em saber que alguém está ao seu lado por obrigação, não é mesmo?
Enfim, o que é bom ou mal, o que é certo ou errado sobre redes sociais e os relacionamentos são os próprios parceiros que podem responder. O que para alguns casais pode ser intolerável, para outros é aceitável. O que precisa acontecer é um diálogo entre esse casal em que possam um expressar ao outro o que os desagrada, qual é o seu limite. Quando algo desagradar, pergunte diretamente, em vez de revirar as redes sociais e muitas vezes ver “coisas” onde não há. Essa ferramenta que foi criada para aproximar pessoas não pode afastá-las cada dia mais, seria muito triste. Se o casal não estiver conseguindo fazer essa comunicação sozinho, a terapia de casal pode auxiliar nessa dificuldade e ajudar a encontrar uma saída e uma melhor maneira de se conhecerem e colocar o relacionamento no caminho harmônico.