Renuncie, tome a sua cruz e siga!

A Liturgia deste próximo domingo nos ensina que, diante do aparente fracasso que significou a morte de Jesus na cruz, a comunidade de fé superou essa desagradável surpresa.
A cruz pode significar as dificuldades que temos de enfrentar na busca de nossos objetivos, mas nem sempre estamos preparados para a adversidade. A primeira leitura de Isaías é o poema do servo sofredor. O tema desse poema é o sofrimento que o servo terá que suportar provocado por seus adversários.
O Evangelho apresenta quem é Jesus: “O Messias”. Não um Messias nos moldes que muita gente esperava. Ele é o Messias-servo. O servo sofredor que foi injuriado, maltratado, flagelado, crucificado. Esperavam um Messias glorioso, cheio de poder. Somente quem decide caminhar com Jesus, seria capaz de aceitar o Crucificado como Messias. Para isso, o seguidor terá de confessar a sua fé, fazendo-a frutificar em ações. A fé de Pedro é a nossa fé, inicialmente fraca, mas destinada a crescer pela força do mistério da ressurreição do Senhor Jesus.
A fé é um dom precioso, se expressa e se sustenta pela prática de obras de amor, justiça, fraternidade e paz. Na carta de São Tiago, fica clara a relação profunda entre fé e obras. Não há como separar a fé das obras. Para ser discípulo de Jesus, são necessárias três condições: “renunciar a si mesmo, tomar a cruz e seguir Jesus” e reconhecer a vida como dom e aceitar a vocação de fazer o outro viver, mesmo quando para isso a própria vida é posta em risco, como o foi para a vida de Jesus. Trata-se, portanto, de não se deixar levar pelo instinto de preservar a própria vida, mas de ser movido pelo sopro de Deus.
Renunciar a si mesmo é desejar e optar por viver a vida do Senhor, sem perder a própria identidade, e viver o caminho do Senhor como um caminho que leva à vida.
Este seguimento é um convite aberto a todos: multidões e discípulos. Aos seguidores de Jesus, cabe uma opção livre, porém, radical: arriscar a própria vida, assumir todos os riscos.
Cristão de verdade mostra a fé pelas suas obras. São elas que tornam visíveis a profissão de fé e revelam os verdadeiros seguidores de Cristo. Quais são os sinais que revelam que a nossa comunidade é seguidora de Jesus Cristo? Somos coerentes e comprometidos com a fé que rezamos nas orações? Vamos refletir, meus queridos, vamos refletir.
Paz e bem a todos!

Patricia Alves
Secretaria Paroquial
Paróquia Nossa Senhora Aparecida