No aalógico, o cabo, além de parar de funcionar, pode ficar torto ou amassado e isso causa uma oscilação na velocidade indicada. Já no caso do digital, existem casos que o sensor para de marcar a velocidade subitamentente
Velocímetro com mau funcionamento aumenta o risco de o motorista ser multado por um radar de velocidade. O mecânico Jessé William explica que o velocímetro pode funcionar de duas formas de acordo com o modelo do carro.
Os modelos mais antigos utilizam um marcador analógico, no caso é utilizado um cabo que liga painel com câmbio; já os modelos mais novos usam o sistema digital, onde o cabo é substituído por um sensor.
É preciso ficar atento, pois ambos podem parar de funcionar. O cabo, além de parar de funcionar, pode ficar torto ou amassado e isso causa uma oscilação na velocidade indicada, divergindo, assim, da velocidade real que o veículo está trafegando. Já no caso do digital, Jessé conta que existem casos que o sensor para de marcar a velocidade subitamente.
As multas por excesso de velocidade são as mais comuns dentro das infrações de trânsito. Sendo assim, vale a pena rever os componentes do painel a fim de precavê-las.
Em caso de defeito no painel, o custo do reparo varia na média de R$ 100 (analógico) a R$ 500 (digital). Os veículos mais novos têm dispositivos controlados eletronicamente. Ou seja, existe a chance de que eventuais erros nas informações exibidas no painel estejam relacionados a falhas no módulo. Ou mesmo em sensores, como os de rotação, velocidade e temperatura do motor, por exemplo.
Fusíveis queimados e defeitos em dispositivos como a bateria também podem prejudicar a aferição de dados do carro. Portanto, antes de sair desmontando o quadro de instrumentos é preciso checar se o sistema elétrico está em dia.
O painel está ligado a quase todos os componentes do carro. Com isso, é comum encontrar todos os tipos de problemas, seja uma luz de óleo até o nível de combustível. Então, quando acende a luz do painel, é recomendado que leve o veículo para a revisão para que se faça uma averiguação do real problema.
“O painel também engana, é o profissional que vai indicar onde está o problema”, indica o Jessé.
Panes nos sensores causam erros de leitura que são transmitidos aos ponteiros. Falhas na marcação do nível de combustível podem estar relacionadas ao mau funcionamento do sensor do tanque, mais conhecido como “boia”.
O sensor de níveis mudou nos modelos mais novos, porém, os sintomas de problemas são semelhantes aos problemas com o velocímetro. Jessé explica que existem alguns modelos que o problema com a medição do nível de combustível pode acender também a luz de injeção.