Reparos que devem ser feitos nos veículos antes de por à venda

As visitas ao mecânico estão frequentes? Muito tempo com o mesmo carro? Esteja atento, pois, pode ser a hora de pensar em vender seu carro. Porém, é preciso avaliar o que fazer e o que não fazer na hora de colocá-lo carro à venda. Alguns itens que não são revisados ou estão desgastados demais acabam estragando outras peças. Por exemplo, num carro onde não é feito alinhamento regularmente, os pneus podem estragar.
Na hora da compra, a estética do carro pesa muito. Contudo, não é o principal, é importante ser cauteloso com outros aspectos do veículo. Para o público feminino, uma estética em ordem, na maioria dos casos, pode ser o principal fator para impulsionar a compra. Já para o público masculino, fatores como quilometragem e motor em boas condições são os que sobressaem.
Antônio Afonso, proprietário da Real Multimarcas, explica que se um carro estiver em boas condições, é mais fácil ser vendido, entretanto, existem os que estão com estética boa e com a parte interna um pouco desgastada, por exemplo, mas ainda assim, fazendo alguns reparos, o carro será vendido sem problemas. “Se o carro estiver com quilometragem de 100.000 km rodados, as pessoas já acham que ele está velho, mas, ele ainda é novo. 100.000 km rodados não são muito”, declara Antônio.

Antônio Afonso, Proprietário Real Multimarcas Contato: 3872-7172

A maioria dos carros é avaliada de acordo com a tabela FIPE. É uma tabela com referencial de preços médios dos veículos no mercado nacional. Os dados da tabela são disponibilizados mensalmente após pesquisas de mercado feitas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). “Mas, um carro em perfeito estado, com pouca quilometragem, sempre vai valer um pouco mais além da tabela”, resalta Antônio.
O investimento que, em muitos casos, é feito antes da venda depende muito do proprietário. Se o serviço que ele escolher para fazer os reparos for um serviço ‘meia boca’, não adiantará muita coisa. Caso contrário, a valorização do veículo será mais justa. Mas, tem que ser prudente para não investir demais e ficar sem o retorno desejado.