Residência levantada em antigo ‘Tratamento de Água’ de Cosmópolis é demolida

Na manhã de segunda-feira, 10, uma residência, levantada ilegalmente em terreno público, foi demolida pela Defesa Civil com apoio da Guarda Municipal e Polícia Civil da cidade de Cosmópolis.
A residência, sem permissão, foi construída no terreno onde funcionava a antiga Estação de Tratamento de Água da cidade e tem o terreno como extensão da ‘Lagoa da Cosmo’, localizado na Rua Benedito Garcia Ferreira (próxima da estrada ‘do Zico’ na Rua Rui Barbosa).
De acordo com a Defesa Civil do município, a família já havia sido orientada a deixar o local há um tempo. É uma área de risco, visto que no espaço ainda há uma casa com cloros (produto químico).
Mesmo assim, houve a permanência da família. O indiciado, de 42 anos, vivia no local com a esposa, e uma criança, filho do casal.
Apesar da família ter sido assistida pela Defesa Civil do município, o Setor de Investigações Gerais, da Polícia Civil, ainda constatou o furto de energia e água em área pública, através de ligação direta. Representantes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e do Departamento de Água e Esgoto (DAE) acompanharam a diligência e, segundo boletim de ocorrência, foi dada voz de prisão ao desempregado.
O indiciado foi conduzido até o Plantão Policial, onde, ainda segundo registros do Boletim de Ocorrência, acabou confessando que morava no local e havia feito a ligação há mais de dois anos. A prisão em flagrante foi ratificada.
Já os familiares foram conduzidos e acolhidos na casa de parentes, junto dos pertences, na cidade de Artur Nogueira.
A equipe da Gazeta de Cosmópolis entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito que, em nota, através da Assessoria de Comunicação, se pronunciou:
“O flagrante foi feito após a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) procurar a Prefeitura para relatar que detectou um desvio na linha de transmissão que passava em frente ao local.
Após ser informada, a Polícia Municipal de Cosmópolis foi até a Estação e constatou não só o furto de energia elétrica, mas também o de água tratada. Sendo assim, o responsável pelos crimes foi preso em flagrante.
Como a família vivia em situação insalubre – em um antigo depósito de produtos químicos – uma operação foi montada para realizar a mudança da esposa do homem preso e de uma criança para a casa de familiares dos mesmos em Artur Nogueira.
Os pertences foram levados pela própria Polícia Municipal e os cachorros foram recolhidos pela Vigilância Sanitária da cidade. As ligações de água e energia irregulares foram desfeitas e o antigo depósito foi derrubado para evitar que fosse ocupado novamente”.

B.O. 4367/2018