Residencial popular mostra-se exemplo de união entre moradores e gestores

Erica Fernanda D. Nunes, Síndica e
Funcionária Pública

Um bom convívio em sociedade não se resume apenas a respeito mútuo, mas à preservação e incentivo a melhorias do meio compartilhado. Este lema pode ser considerado parte da vida de Erica Fernanda Dezo Nunes, síndica do Residencial Manuel Ferreira de Souza, parte do condomínio Bonsucesso, localizado na Rua Santo Rizzo.
A funcionária pública, de 35 anos, conta que o desejo de tomar parte da área administrativa do Residencial em que mora nunca surgiu, de fato. “Logo que mudamos, vimos que havia grande necessidade de uma pessoa para tomar frente. Aqui, somos nós por nós mesmos, por isso, passei a me dedicar, mesmo sem o real desejo”, conta Erica.
Após juntar uma comissão, a atual síndica passou a tomar frente de todos os projetos e necessidades do local. “Começamos colocando um novo portão. O antigo havia sido retirado por uma fatalidade e nós necessitávamos de um novo”, explica.

Para tal ato, a gestão organizou vendas de rifas. “Além do portão, trabalhamos em melhorias no sistema de segurança do local, tal como ampliação da garagem e construção de cobertura para os carros”, acrescenta.
Houve também a construção de muros em torno de todo Residencial, que serão pintados para cumprir planos futuros. “O Residencial nos foi entregue com alambrados, mas que foram se desgastando muito com o tempo”.
Uma das maiores felicidades de Erica em sua gestão é ver a colaboração dos moradores para um ambiente mais agradável. Segundo a síndica, o local ainda atrai muitas ideias errôneas, principalmente, por se tratar de um condomínio popular. “Quando especificamos que moramos nos chamados ‘predinhos’, as pessoas ainda olham com certo receio. Mas, não é bem assim! Aqui temos pessoas honestas, trabalhadoras e que anseiam por melhorias”, afirma.

Marianela Soto
Proprietária da Valor Assessoria Condominial

Erica ainda acrescenta que “em projetos como este, deve haver união. Esses apartamentos são nossos e sempre serão, por isso, devemos cuidar e zelar. Costumo dizer que este lugar é o quintal da nossa casa, sendo assim, é necessário refletir: o que queremos no quintal da nossa casa? Não cabe só à gestão realizar isso, mas a cada morador”.
Já para a administradora e proprietária da empresa Valor Assessoria Condominial, Marianela Soto, o Residencial Manuel Ferreira de Souza não atendia os padrões de administração, financeiros e contábeis. “Havia muito a ser feito. Hoje, está com as normas defendidas e atendendo a convenção coletiva do condomínio”, comenta Marianela.
A administradora ainda afirma que um gestor precisa conhecer bem seu meio para tomar iniciativas e cumprir as normas estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores. “É importante para se ter um bom relacionamento de todos os moradores; geralmente, essas regras são realizadas em assembleias feitas pelos moradores e são registradas numa ata, onde todos os presentes assinam”, conclui.