Restaurante Dona Maria tem 46 anos de tradição na cidade

Conhecido por muitos na cidade, o restaurante da Dona Maria carrega, em seus 46 anos de funcionamento, o conforto e aconchego de uma culinária caseira. O Restaurante conta com mais de quatro décadas de tradição e se mantém no mesmo endereço até os dias de hoje – é um favorito para os amantes da comida caseira e italiana. Dona Maria, a fundadora, já é falecida e dedicou sua vida ao restaurante.

Sempre no Mesmo Lugar
Ao longo das décadas, o Restaurante da Dona Maria permaneceu fiel ao seu local de origem, tornando-se muito conhecido e querido na cidade. “A localização sempre foi na Luiz Leflock. Com o tempo, fomos ampliando para atender melhor aos clientes”, conta Antonio Carlos Risonho, atual proprietário do restaurante, filho de Dona Maria.

Papagaio de estimação
Um papagaio também se tornou uma característica marcante do restaurante. Ele costumava ficar pelo restaurante e também chamava pela proprietária, Dona Maria. “Naquele tempo, já tinha o Loro (papagaio). Ele sempre foi atração para as crianças e também para os adultos”, relembra.

Paixão pela culinária
A história do restaurante está ligada à vida de Dona Maria, a idealizadora do restaurante que inspirou a todos com seu amor pela cozinha. “Quando a Dona Maria morava na Usina Ester, ela já recebia professoras em casa e alugava quartos. Com a construção da Rodovia Professor Zeferino Vaz, os engenheiros que moravam aqui pediram para ela fazer almoço para eles. Aí começaram a vir dentistas, professores, médicos e o restaurante foi crescendo. Começamos em um espaço de apenas 10 metros quadrados, e o pessoal vinha almoçar. Minha mãe temperava a salada, colocava bife na chapa para os clientes. Sempre houve um elo muito forte entre ela e o cliente”, explica.

Tradição Italiana
A essência do restaurante é a comida italiana caseira. A idealizadora do restaurante tinha um carinho muito grande pela culinária italiana por conta de suas raízes. “Dona Maria amava a culinária italiana. Parte deste carinho vem das suas raízes e, por conta disso, era apaixonada pela sua profissão”, conta.

Mudança e Crescimento
Recentemente, o restaurante passou por uma significativa transformação e reforma. Antonio, também conhecido como ‘Toninho’, comenta sobre as mudanças que foram feitas. “Há seis anos, fizemos um outro salão mais confortável, e isso foi uma conquista de anos. Já estávamos idealizando uma mudança assim há um tempo, prezando pelo conforto e acolhimento dos clientes e amigos. Essa mudança proporcionou aos clientes um ambiente ainda mais aconchegante.

Inicialmente, a cozinha era pequena, mas, ao longo dos anos, evoluiu para acomodar mais clientes. A demanda crescente levou à necessidade de expandir o espaço. Conseguimos ampliar quando a floricultura (MARAFIGA) se mudou para Holambra, e a proprietária da casa ao fundo do restaurante ofereceu o espaço para ampliação. Tudo aqui reflete os planos de Deus”, conta.

O carinho para com
o restaurante
A população de Cosmópolis abraçou o Restaurante da Dona Maria com carinho ao longo dos anos. “Desde o início, com Dona Maria no comando, a cidade recebeu com muito carinho. Nunca fizemos propaganda, sempre foi o boca a boca, um amigo recomenda para o outro e assim vai… Agradecemos muito a todos que acompanharam o crescimento e a evolução do restaurante. Com essa trajetória, é como se o restaurante se tornasse parte da história da cidade.

Muitos clientes que frequentavam o local na época dela continuam vindo, mantendo uma conexão especial. Os vendedores do antigo mercado SIMONI são agora clientes fiéis, alimentando-se no nosso restaurante. Após anos sem virem, retornam com lembranças carinhosas da Dona Maria. A presença do Loro, o papagaio, era cativante para as crianças desde aquela época”, comenta.

Clientes fiéis e
histórias emocionantes
Ao longo das décadas, o restaurante conquistou amigos e clientes que estão sempre presentes, alguns deles vêm desde os primeiros dias. “Temos vários clientes que frequentam o restaurante desde o início, há décadas. Alguns deles vêm de outras cidades, como Campinas, São Paulo, Americana e outras. Cada um tem sua história especial com o restaurante, e é sempre emocionante ouvi-las e compartilhar essas memórias com eles. Agradecemos imensamente a Deus por cada passo e pela oportunidade de cultivar esse negócio com amor. A história do restaurante é um testemunho do trabalhar de Deus a nosso favor, superando expectativas e abençoando cada passo que damos”, finaliza.