Restituição (Parte 1)

“Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o Meu grande exército que enviei contra vós outros…”  Joel 2:25-26

Textos Base: Gênesis 41: 38-44, 50-52 “Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito.
Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito. Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito.
50 Antes de chegar a fome, nasceram dois filhos a José, os quais lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição.
Joel 2: 25-26 “Restituir-vos- ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado”.
José deu esse nome a Manassés, fruto de uma grande Restituição que ele viveu em sua vida – do fundo do poço para se transformar no governador do Egito. Manassés significa: esquecer as provações, dificuldades e tribulações que ele havia passado. Literalmente, “saltar para cima e para longe”.
Os sonhos de Deus se cumpriram na vida de José, porque ele nunca desistiu de vivê-lo, mesmo mediante a tantas adversidades, como: ser jogado no fundo do poço pelos seus irmãos, vendido como escravo para os ismaelitas, caluniado na casa de Potifar, preso, esquecido… José tinha uma certeza no seu espírito: O Senhor iria restituí-lo completamente.
Zacarias 9: 12 “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.” Deus tem preparado uma grande restituição em todas as áreas da sua vida e essa palavra continuará sendo a luz para os teus caminhos nestes próximos meses que nos restam.
Para isso, José precisou receber a marca da força espiritual: a força que sai da fraqueza. Muitas pessoas que conviviam com José e sabiam da sua história talvez não entendiam de onde vinha essa condição.
“Como ele consegue ser forte em meio a tantas perdas?”

Continuamos na próxima semana…

Pastor Rafael Pinheiro