Retroescavadeira furtada em São Bernardo do Campo é localizada em oficina em Cosmópolis

Uma retroescavadeira com quase 10 metros de comprimento foi furtada em São Bernardo do Campo, grande São Paulo, e localizada em uma oficina em Cosmópolis. A Polícia Municipal localizou o equipamento com o auxílio da empresa proprietária do veículo.

Segundo informações, passadas pela construtora Camargo Correa, proprietária do equipamento, a máquina estava empenhada em uma obra de saneamento na cidade de São Bernardo do Campo e foi furtada do canteiro de obras durante a tarde de sábado (18). Os assaltantes se aproveitaram de um feriado, que aconteceu na segunda-feira (20), para terem mais tempo para dar um sumiço no trator. Com isso, a falta do equipamento só foi percebida na manhã de terça-feira (21).

Imagens do circuito de segurança do canteiro registram o furto. Os assaltantes chegaram com uma carreta, do tipo prancha, para transportar a retroescavadeira.

Em seguida, eles desligaram o sistema de monitoramento por GPS da máquina e se evadiram do lugar.

Pelas imagens, é possível apenas identificar três pessoas. Outras imagens, que não foram liberadas, já estão com a polícia e fazem parte da investigação.

 

Telemetria

Apesar dos assaltantes conseguirem desabilitar o sistema de rastreamento da máquina, a retroescavadeira possui um segundo sistema de telemetria.

Esse sistema de telemetria envia para o fabricante da máquina informações sobre o uso, posicionamento e também da manutenção do equipamento.

Graças a esse segundo sistema de GPS foi possível chegar até a máquina.

Representantes da Camargo Correa entraram em contato com a fabricante, na Alemanha, que informou que ainda estava recebendo os dados da máquina.

Com esses dados, a máquina foi encontrada.

 

Disfarce

Ainda como tentativa de disfarçar a origem da máquina, os assaltantes pintaram o braço hidráulico do equipamento que continha o nome da construtora. Uma tinta cinza, semelhante a original, foi passada sobre a inscrição da construtora.

Uma placa de identificação, que fica presa no chassi do trator, também foi adulterada. Os assaltantes chegaram a passar barro sobre a etiqueta.

Quando os policiais chegaram na oficina, uma outra placa estava no lugar.

Novamente, o fabricante do trator auxiliou na identificação do equipamento. A placa de identificação falsificada estava com a numeração de uma retroescavadeira, do mesmo modelo. No entanto, esse equipamento foi vendido e está em Singapura, na Ásia.

 

Oficina

O proprietário da oficina se apresentou aos Policiais e abriu o lugar assim que foi solicitado. Ele argumentou que recebeu o equipamento para a realização de alguns serviços.

O empresário apresentou toda a documentação feita pela oficina no momento da entrada do equipamento no lugar. Ele também disse que desconhecia a origem ilícita da máquina.

 

Funcionários da Construtora Camargo Correa trouxeram uma carreta, do tipo prancha, e retiraram a máquina da oficina.

Após a elaboração do Boletim de Ocorrência (B.O.), o equipamento foi devolvido para a empresa e levado para o pátio da companhia.

Um Inquérito Policial vai ser aberto para apurar como essa máquina veio parar em Cosmópolis. Ninguém foi preso.

Participaram dessa ocorrência os Policiais Municipais Graciane, Raquel, Olair e Garcia.