Uma retroescavadeira com quase 10 metros de comprimento foi furtada em São Bernardo do Campo, grande São Paulo, e localizada em uma oficina em Cosmópolis. A Polícia Municipal localizou o equipamento com o auxílio da empresa proprietária do veículo.
Segundo informações, passadas pela construtora Camargo Correa, proprietária do equipamento, a máquina estava empenhada em uma obra de saneamento na cidade de São Bernardo do Campo e foi furtada do canteiro de obras durante a tarde de sábado (18). Os assaltantes se aproveitaram de um feriado, que aconteceu na segunda-feira (20), para terem mais tempo para dar um sumiço no trator. Com isso, a falta do equipamento só foi percebida na manhã de terça-feira (21).
Imagens do circuito de segurança do canteiro registram o furto. Os assaltantes chegaram com uma carreta, do tipo prancha, para transportar a retroescavadeira.
Em seguida, eles desligaram o sistema de monitoramento por GPS da máquina e se evadiram do lugar.
Pelas imagens, é possível apenas identificar três pessoas. Outras imagens, que não foram liberadas, já estão com a polícia e fazem parte da investigação.
Telemetria
Apesar dos assaltantes conseguirem desabilitar o sistema de rastreamento da máquina, a retroescavadeira possui um segundo sistema de telemetria.
Esse sistema de telemetria envia para o fabricante da máquina informações sobre o uso, posicionamento e também da manutenção do equipamento.
Graças a esse segundo sistema de GPS foi possível chegar até a máquina.
Representantes da Camargo Correa entraram em contato com a fabricante, na Alemanha, que informou que ainda estava recebendo os dados da máquina.
Com esses dados, a máquina foi encontrada.
Disfarce
Ainda como tentativa de disfarçar a origem da máquina, os assaltantes pintaram o braço hidráulico do equipamento que continha o nome da construtora. Uma tinta cinza, semelhante a original, foi passada sobre a inscrição da construtora.
Uma placa de identificação, que fica presa no chassi do trator, também foi adulterada. Os assaltantes chegaram a passar barro sobre a etiqueta.
Quando os policiais chegaram na oficina, uma outra placa estava no lugar.
Novamente, o fabricante do trator auxiliou na identificação do equipamento. A placa de identificação falsificada estava com a numeração de uma retroescavadeira, do mesmo modelo. No entanto, esse equipamento foi vendido e está em Singapura, na Ásia.
Oficina
O proprietário da oficina se apresentou aos Policiais e abriu o lugar assim que foi solicitado. Ele argumentou que recebeu o equipamento para a realização de alguns serviços.
O empresário apresentou toda a documentação feita pela oficina no momento da entrada do equipamento no lugar. Ele também disse que desconhecia a origem ilícita da máquina.
Funcionários da Construtora Camargo Correa trouxeram uma carreta, do tipo prancha, e retiraram a máquina da oficina.
Após a elaboração do Boletim de Ocorrência (B.O.), o equipamento foi devolvido para a empresa e levado para o pátio da companhia.
Um Inquérito Policial vai ser aberto para apurar como essa máquina veio parar em Cosmópolis. Ninguém foi preso.
Participaram dessa ocorrência os Policiais Municipais Graciane, Raquel, Olair e Garcia.