Revisão do carro é essencial para viagens de fim de ano

FÉRIAS

Com a chegada das festas de fim de ano e do período de férias, o fluxo de carros nas pistas é mais intenso em decorrência das viagens realizadas.
O proprietário da Azevedo’s Car, Adriel Nogueira de Azevedo, dá algumas dicas para que seus passeios sejam seguros e sem grandes surpresas.
Segundo Adriel, os problemas que mais acontecem em pistas nesse período do ano giram em torno da parte de alimentação de combustível (bomba de combustível) e no sistema de arrefecimento (mangueira de água, furos no radiador e corrosão do cabeçote). “As pessoas deixam para fazer a manutenção de última hora e, devido a isso, vai gerando ferrugem e corrosão”, explica.
O proprietário ainda conta que, nessa época, é recomendado que se realize a revisão do carro com trinta dias de antecedência. “Há sempre um grande fluxo de manutenções durante o fim do ano e, se for realizado com antecedência, dá tempo de circular com o carro e ver se não apresenta nenhum problema. O correto é fazer a preventiva e dar uma circulada pela cidade para ver se há necessidade de mais alguns ajustes”.
Caso não haja tempo necessário para a execução de uma manutenção completa, o motorista deve atentar-se para os ajustes básicos, como a verificação do desgaste dos pneus e da calibragem, nível do fluido de freio, radiador e óleo do motor. Também não se esquecer de conferir o estepe, triângulo, macaco, chave de rodas, palheta do limpador do parabrisa, lâmpadas de farol e lanternas.
Além disso, é importante a troca dos filtros de óleo, combustível e ar, tal como a verificação da suspensão, freios e rolamento, que possuem grande importância para a segurança dos passageiros. “Caso haja falha no motor ou no câmbio, não há grandes riscos de acidente. Mas se estourar um pivô ou coisas do tipo, pode gerar problemas graves. Conferir essa parte é de suma importância”, alerta Adriel.
“É necessário dar grande atenção à correia dentada que, caso estrague, não tem jeito de consertar na hora”.
Para uma viagem mais tranquila, o proprietário da Azevedo’s Car também aconselha manter sempre no carro alguns itens essenciais, como um fluido de radiador e freio, óleo de motor, macaco, estepe e triângulo de sinalização.