Revisão preventiva garante segurança durante viagens

Check up é recomendado mesmo para quem já realizou a preventiva no começo do ano

Fazer a manutenção antes de viajar é essencial para uma viagem segura, mas, isso já é de conhecimento dos motoristas. O que muitos não sabem é que, mesmo aqueles que já fizeram a manutenção em janeiro, devem fazer um check up antes de viajar no inverno. “Para quem viaja bastante e já fez a revisão em janeiro, é aconselhável fazer uma preventiva mais curta e, no fim do ano, fazer uma grande para viagens maiores”, conta o técnico mecânico Valdinei Ramos.

Valdinei Ramos Técnico mecânico – Centro Automotivo V.A.R. Fone: (19) 3882 1120

Contudo, antes de pegar a estrada, Ramos adverte que se deve fazer uma revisão preventiva na geometria do carro (suspensão, alinhamento e balanceamento), no sistema de temperatura e motor (filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, correias, velas e etc.) e, principalmente, nos freios (pastilhas e óleo).
Todas as peças do carro têm sua vida útil e realizar a manutenção preventiva é uma forma de evitar que uma dessas peças quebre e atrase ou interrompa a viagem.
Para o técnico, a maior preocupação está nos freios. Segundo ele, “mais importante do que o carro andar é fazê-lo parar”. Valdinei conta que muitos motoristas não realizam a troca de óleo do freio por acreditarem que não seja necessário e isso é um agravante para a segurança dos ocupantes do veículo.
Ele explica que, quando o freio começa a falhar, significa que já existem bolhas de ar, sendo assim, o óleo de freio já ferveu e perdeu sua vida útil. Quando isso acontece, deve-se realizar a troca assim que possível.
Para prevenir acidentes e surpresas com o freio, principalmente, para quem viaja em regiões montanhosas ou desce a serra, lugares onde se exige mais esforço do sistema de frenagem, o técnico recomenda que seja feita a troca de óleo de freio pelo menos a cada seis meses.