Rinoplastia é a sétima cirurgia plástica mais realizada no País, segundo pesquisa da Isaps

Segundo a última pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), em 2015, foram realizadas mais de 1 milhão de cirurgias plásticas no Brasil. Com isso, o País situa-se em segundo lugar no ranking mundial, superado apenas pelos Estados Unidos.
Dentro desses números, a rinoplastia, cirurgia do nariz, se situava na sétima posição entre as cirurgias plásticas mais realizadas no país. No ano da pesquisa, foram cerca de 65 mil procedimentos.
A cirurgia do nariz pode ser realizada por dois motivos, estéticos e funcionais. E também em diversas faixas etárias, o cirurgião plástico Dr. Breno Nagamine Benjamin de Souza conta que a idade mínima para realizar o procedimento é a partir do desenvolvimento completo do nariz, o que se caracteriza aproximadamente aos 18 anos.
O procedimento pode melhorar os problemas respiratórios mais comuns, que são desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais. Isso porque, após realizada, a cirurgia melhora o fluxo de ar pelas narinas.
Já em casos estéticos, a cirurgia visa melhorar a harmonização do nariz com o restante da face.
É um procedimento de duração bastante variável, cerca de 2 a 3 horas, e a alta hospitalar ocorre geralmente no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. O paciente pode ser anestesiado através da anestesia geral ou até local com sedação; caso seja usada a geral, será necessária a intubação do paciente e a respiração será auxiliada por aparelhos durante o procedimento.
Não é considerada uma cirurgia de risco e o especialista afirma que, na maioria das vezes, os pacientes não têm contraindicações, exceto quando o paciente apresenta problemas de saúde grave ou proibitivo. Dr. Breno ressalva que pacientes com problemas respiratórios podem necessitar de tratamentos prévios à cirurgia, já que, em alguns casos, o procedimento, quando estético, pode agravar o problema anterior.
A recuperação da cirurgia plástica nasal necessita de cuidados. Devem-se usar curativos oclusivos nos primeiros dias, tomar as medicações corretamente e também ter cautela para não sofrer nenhum trauma, ou batida, no local. Caso o trauma venha acontecer, pode alterar os resultados da cirurgia.
Pós-Operatório
Curativos
No passado, era utilizado o gesso no pós-operatório. Hoje, ele foi substituído por um plástico enrijecido, que dá uma fixação melhor e é mais higiênico, permitindo que o nariz fique imóvel por mais tempo. Este plástico também se molda de maneira mais eficiente ao nariz e pode ser molhado. Os curativos são mantidos por 15 dias, sendo sete dias com plástico enrijecido e sete somente com fita adesiva porosa. Os tampões internos ficam por um dia. Deve haver a limpeza diária do local.

Respiração e alimentação
A respiração fica dificultada logo nos primeiros sete dias pela presença de coágulos nas narinas, melhorando com o uso de descongestionantes nasais indicados pelo cirurgião. Deve-se evitar alimentos quentes.

Repouso
O repouso deve se dar por sete dias. Depois de um período de 15 dias, já é possível voltar às atividades

Dr. Breno Nagamine Benjamin de Souza Cirurgião Plástico CRM: 125797 Centro Médico de Cosmópolis – R. Max Hergert, 950 Tel. (19) 3812-2919 / 3872-5909

rotineiras e ao trabalho, sem que se faça esforço físico e exercícios – estes são indicados apenas após um tempo de dois a três meses. Importante ter cuidado com os traumas, batidas, pois, esses podem alterar o resultado.

Cicatrizes As cicatrizes da rinoplastia ficam praticamente imperceptíveis, uma vez que as incisões são pequenas e em locais de pouca exposição. Caso haja algum problema de cicatrização, há tratamentos eficazes para isto e devem ser conversados com o cirurgião.
Protetor solar
Após a rinoplastia, é recomendado o uso rigoroso de protetor solar, evitando o aparecimento de manchas, principalmente, se houver cicatrizes visíveis.

Sangramento
Poderá haver sangramento através do nariz, principalmente, nos primeiros dois dias posteriores à cirurgia e se esta for associada à correção do septo nasal.

Posição ao dormir
Nos primeiros cinco a sete dias após a cirurgia, é recomendado que o paciente se mantenha com a cabeça elevada, com a ajuda de travesseiros, durante o sono. Nesse período também deve ser evitado dormir de lado e de bruços, situações em que o nariz pode se chocar contra o travesseiro, causando dor e inflamação.