Para quem busca estética, as rodas de liga-leve sempre são as mais procuradas. Com seu design moderno, aros que vão desde o 13 até o 36, e o material que são feitas, o alumínio, elas são as queridinhas dos amantes de carros. O que muitos não sabem é que essas rodas podem até mesmo trazer economia de combustível e muitas outras vantagens.
Quem nos explica isso é o mecânico Jheymison de Oliveira Pinheiro, que ressalta: “Hoje, a maior ‘vantagem’ das rodas de liga-leve é pela aparência que elas atribuem ao carro, valorizando muito a estética. Elas são bastante procuradas também porque é possível ter um carro com design legal sem gastar muito. Além disso, algumas rodas podem vir a acrescentar vantagens, como estabilidade e menor consumo de combustível, por exemplo”, informa.
O especialista adverte que, para que consumam menos combustível, as rodas devem ser montadas de acordo com o padrão original. “Se você montar as rodas com o aro equivalente ao mesmo modelo de seu carro, ele pode, sim, economizar combustível. Por outro lado, se você alterar muito o aro da roda, levando em consideração o indicado pelo fabricante do seu veículo, pode haver o efeito contrário: um maior consumo de combustível”, alerta.
Além disso, se não adequar o aro da roda na hora de instalar, pode ocorrer o desgaste da suspensão e afetar amortecedores, pivô… “Isso ocorre porque, se você coloca uma roda muito grande, por exemplo, com um perfil muito baixo de pneu, o impacto sobre o veículo será muito maior”, explica o profissional.
A desvantagem das rodas de liga-leve é o maior cuidado que o motorista deve ter com elas. “Por ser mais leve, ela pode sofrer desgastes mais facilmente; e o motorista terá que reformar se amassar; erguer, verificar, fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros, tudo isso para analisar se precisa fazer reforma ou não”, aconselha.
O mecânico ainda afirma que existem fatores externos que podem prejudicar as rodas de liga-leve, como, por exemplo, urina de cachorro. “O ácido da urina corrói a pintura do alumínio, faz descascar… e também é preciso ter cuidado para não ralar a roda na guia da calçada”, acrescenta.
Outro motivo de preocupação é se o carro passar por um buraco muito fundo. “É preciso ter atenção para ver se o carro não desalinhou, ou amassou, porque continuar andando assim pode até mesmo perder um pneu. Os sintomas são trepidação, ou quando o carro começa a puxar para um dos lados”, finaliza o especialista.