Roer unhas é um hábito muito comum de diversas pessoas e pode ser um grande vilão da saúde e também da saúde
bucal.
A especialista Cirurgiã Dentista Patrícia Petini de Souza explica que “roer unhas é extremamente prejudicial para a saúde dos dentes e tecidos moles da boca.
Esse hábito acaba por ocasionar desgaste dental, trincas e reabsorção da raiz do dente (que é o encurtamento da raiz) devido a força constante que é exercida sobre os dentes diariamente, além de ocasionar feridas e aftas nas bochechas e língua”.
Patrícia ainda acrescenta que roer as unhas também aumenta as chances para o desenvolvimento de bruxismo, “caracterizado com o ranger dos dentes de forma involuntária durante o sono”.
Tratamento:
Patrícia alerta que “procurar ajuda para parar com o hábito é fundamental. Um dentista, por exemplo, auxilia com a prescrição de placas de silicone, evitando o contato das unhas com os dentes.
Outro especialista recomendado é fonoaudióloga(o), que também auxilia muito reeducando e ensinando a interposição lingual e o repouso da língua e dos lábios.
Procurar ajuda é fundamental para o tratamento e prevenções de doenças futuras que podem ser causadas pelos germes presentes na unha”, conclui a dentista.