Rosa e seu xodó, Tico

Os xodós da semana são Rosalina Lima e seu gato Tico.
O gatinho tem em torno de um ano de idade e vive com a dona e sua família faz 11 meses. Rosa, como prefere ser chamada, conta que adotou o bichano quando este tinha, aproximadamente, uns dois meses. “No final de 2016, tínhamos perdido nosso outro gato de estimação. A casa estava vazia e todos nós sentíamos falta de um bichinho. Foi aí que comecei a procurar um filhote para adotar”, conta.
“Uma vizinha veio até mim dizendo conhecer uma senhora que possuía alguns para doar. Quando fui até lá, encontrei dois gatinhos em estado precário. Infelizmente, não pude pegar ambos, mas o que veio comigo (Tico) estava bem assustado”.
Rosa ainda afirma que, durante as primeiras semanas, o gatinho estava gripado e com um pequeno machucado na barriga. “Toda vez que alguém tentava pegá-lo, o pobrezinho gemia de dor. Achei que ele não sobreviveria”, desabafa.
As semanas passaram e, para a felicidade da dona e sua família, o gatinho melhorou. Mas, logo em seguida, surgiu um novo dilema: qual seria o nome do bichano? “Pensamos em vários, porém, não conseguíamos chamá-lo pelo nome escolhido. Por fim, decidimos que o gatinho se chamaria Gato, já que todos já se dirigiam a ele assim”. O nome pegou e, segundo Rosa, “Tico” foi apenas um apelidinho escolhido para colocar na carteira de vacinação.
O xodó é um misto de preguiça e brincadeira. Rosa conta que seu gatinho dorme o dia inteiro e, quando acorda, é para fazer bagunça. “Ele dorme em todo canto, mas, geralmente, prefere ficar em sua almofada. Quando ninguém está vendo, o danado vai dormir no travesseiro ou na cama de alguém daqui de casa. Ele também gosta muito de brincar. Seu horário favorito é de manhã bem cedo, entre cinco e seis da manhã”.
O gatinho é bem amoroso e, segundo a dona, gosta de miar na porta de seu quarto para receber carinho. “Ele me acorda quase todos os dias e, inclusive, me pede colo! É um dos bichinhos mais carinhosos que já tive”, finaliza.