Rosana Sass completa 40 anos de amor à Pedagogia

Ela perseverou e sua ‘Patotinha’ marcou a vida de muitos alunos

“Sempre foi esse nome, sempre foi essa a ideia, este era meu sonho: ter uma ‘Patotinha’ de crianças para mim…”

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” é uma frase famosa de Cora Coralina. Uma frase que, nos tempos de hoje, possui ainda mais valor pelo fato de que, infelizmente, se trata de uma desvalorização geral do educador, uma profissão que é, ou deveria ser, motivo de honra.
Personalidade de Cosmópolis, Rosana Helena Sass é Educadora, Pedagoga e está na área da educação há exatos 40 anos. “Completei 40 anos na área da educação no último dia 16 de fevereiro”, relembra ela em tom de orgulho e comemoração.
Rosana comenta que, decidida, desde muito pequena, sonhava em ser Professora. “Logo quando entrei na faculdade, estava no segundo ano, e já tinha essa ideia de montar uma escolinha, um lugar onde eu pudesse acolher as crianças para conviver e trabalhar com elas”, afirma ela.
Acompanhe parte desta jornada que, mais que conhecimento, transmitiu valores para muitos alunos de Cosmópolis.

O início
“Na faculdade, eu tive uma professora em comum. Minha primeira faculdade foi de Educação Artística e ela também lecionava na Terapia Ocupacional, que chamávamos de T.O. Decidi conversar com ela e perguntei o que ela achava. De prontidão, ela me respondeu que minha ideia era excelente! Surgiu a oportunidade quando eu ainda estava no segundo ano, em 1980, e eu consegui abrir a minha ‘Patotinha’. Sempre foi este nome, sempre foi esta a ideia, este era meu sonho: ter uma ‘Patotinha’ de crianças”, reitera Rosana.

Desafios
Para a profissional, o maior desafio de sua carreira foi a desvalorização da educação. “Antigamente, era mais simples. Hoje, a maioria das mães trabalha, mas, antigamente, mesmo as que não trabalhavam, valorizavam a educação dos pequenos. Eu tinha muitos alunos de mães que não trabalhavam fora e, na visão geral, não precisaria, porque estariam em casa. Entende que não era simplesmente um lugar para deixar a criança enquanto trabalho? Era o valor da educação mesmo…”

A satisfação
“O retorno das crianças é a parte que paga e compensa todo meu trabalho. Sem dúvidas, é a parte mais gratificante. É passar pela rua e encontrar um rapaz casado e com filhos e me cumprimentar com o carinho: ‘oi, Tia Rosana’. O mesmo, para minhas meninas, que se tornaram mães, me encontram e me chamam de ‘Tia Rosana’. Sem dúvidas, não existe retorno maior que este”, garante Rosana.

Conselho de quem tem 40 anos de estrada aos professores, pedagogos, educadores…
“No mundo de hoje, principalmente, temo que, em alguns anos, nossa profissão seja extinta. O professor não é mais valorizado como foi um dia e como deveria ser sempre. Todo o advogado, médico, engenheiro ou qualquer outra profissão, precisou necessariamente passar pelo professor, que é uma base, é o alicerce.
Para os que pensam em seguir esta carreira, que não enxerguem mais como uma profissão, mas, como uma missão. Porque se olharem como profissão, fica difícil de seguir, a visão precisa ser de amor, de realmente querer oferecer um mundo melhor para os pequenos”, declara a Educadora.

Feliz Dia Internacional
da Mulher
“Mulher, que na sua vida, na sua visão, no seu caminho, o amor sempre vença!”.