Programa Parada Legal busca conscientização de motoristas para questões relativas à segurança viária
O Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, recebe neste fim de semana, dias 24 e 25 de outubro, mais uma edição do programa Parada Legal, desenvolvido pela Concessionária Rota das Bandeiras. Durante a atividade, o público presente terá serviços gratuitos para veículos, como rodízio de pneus, receberá orientações para uma direção segura no trânsito e poderá usar um simulador de impacto, que reforça a importância do uso do cinto de segurança.
O evento, em parceria com a Porto Seguro, será no estacionamento do shopping, em frente à entrada das Flores. No sábado, das 11h às 16h; e no domingo, das 12h às 16h. Cartilhas infantis também serão distribuídas para as crianças, importantes agentes de transformação no trânsito.
A campanha para incentivar o uso do cinto foi idealizada a partir de pesquisa realizada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que mostrou o alto índice de passageiros do banco traseiro que não utilizam o equipamento. No Corredor Dom Pedro, 46% dos passageiros trafegam sem o dispositivo de segurança. O equipamento simula uma batida a 5 km/h. Apesar da baixa velocidade, é possível ter uma noção do impacto de uma colisão.
O Parada Legal tem como principal objetivo reduzir o número de acidentes nas rodovias por meio de serviços gratuitos de segurança, saúde e bem-estar direcionados aos motoristas. Desde o início da concessão, em 2009, os índices têm sofrido crescente diminuição. Nos seis primeiros meses deste ano, foram 21 mortes, número 64% menor do que o registrado no primeiro semestre de atuação da Concessionária.