Rota das Bandeiras realiza ações de conscientização em seis municípios durante a Semana Nacional do Trânsito, a partir desta quarta-feira (18)

Com o tema "Paz no trânsito começa por você", atividades incentivam condutas mais seguras por ciclistas, pedestres, motociclistas, motoristas e caminhoneiros

A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, promove, a partir desta quarta-feira (18), ações de conscientização da Semana Nacional do Trânsito. As atividades serão realizadas em seis municípios até a sexta-feira da semana que vem, dia 27.

 

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa proposta para esse ano visa mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro. As ações estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

 

Ciclistas, pedestres, motociclistas, motoristas e caminhoneiros serão orientados por condutas mais seguras no trânsito. Além da entrega de panfletos educativos, a Concessionária fará a instalação de antena corta-pipa em motos, entrega de lixocar aos motoristas e, em ações com caminhoneiros, irá oferecer exames de saúde, como pressão arterial e vacinação. As ações da Rota das Bandeiras ocorrerão em parceria com os departamentos de trânsito dos municípios.

 

A primeira atividade será na Praça da Bandeira, no centro de Itatiba. Além da conscientização de pedestres e motoristas, o local terá um celular com 2 metros de altura e um carro batido que simulam um acidente de trânsito provocado pelo uso do aparelho, alertando o público sobre os riscos de sua utilização ao volante. A mensagem é clara: “Não dê carona para a morte. Ou tecla, ou dirige”. O cenário ficará no local durante toda a Semana.

 

Orientações

Nas ações de conscientização com pedestres, a principal orientação é pela utilização de passarelas. O Corredor Dom Pedro conta atualmente com 33 travessias, sendo que 23 foram implantadas após o início da Concessão, em abril de 2009.

 

O ciclista deve pedalar sempre no mesmo fluxo dos veículos, pelo acostamento, o mais distante possível da faixa de rolamento, com itens que ampliem a sua segurança, como luzes, refletivos, capacete, luvas e roupas claras. Outra orientação é que não utilize fones de ouvidos. Para maior segurança, ciclistas que andam em grupos devem manter distância uns dos outros. A medida evita um ‘efeito cascata’ caso algum ciclista caia na via.

 

Duas orientações importantes aos motociclistas é que jamais trafeguem no corredor entre os veículos e que, no caso de entregadores, saiam para o delivery já com o caminho traçado, para evitar o uso do GPS durante a direção.

 

O Parada Legal Caminhoneiros terá ênfase na saúde, uma vez que os profissionais, muitas vezes, não têm disponibilidade para realização de exames de rotina. O evento também terá a Ouvidora Itinerante, para que os profissionais possam tirar dúvidas e dar sugestões sobre todo o trabalho de concessão.

Confira a programação da Semana Nacional do Trânsito no Corredor Dom Pedro:

Quarta-feira (18/09)
Conscientização de motoristas e motociclistas
Praça da Bandeira – Itatiba

Quinta-feira (19/09)
Por Cima do Risco
Passarela rodovia D. Pedro I (SP-065), km 85 – Atibaia

Sábado (21/09)
Conscientização de motoristas e motociclistas
Praça de Eventos – Bom Jesus dos Perdões

Domingo (22/09)
Conscientização de ciclistas
Perimetral de Itatiba (SPI 081/360), km 1+900

Quarta-feira (25/09)
Conscientização de motociclistas
Av. Moraes Sales, 2700 – Campinas

Sexta-feira (27/09)
Parada Legal Caminhoneiros
Av. Sidnei Cardon de Oliveira, 2523 – Paulínia