Rota Turística de Cosmópolis

O Turismo aumenta a geração de empregos e alavanca a produção de produtos que hotéis e pousadas demandam

Cosmópolis, apesar de não apresentar ainda um turismo desenvolvido e instituído, possui muito potencial turístico. Temos ao redor da nossa cidade muitas belezas naturais. Para começar, a nossa riqueza hídrica é imensa, temos três rios cortando a cidade. O mais importante deles, o Rio Jaguari, traz entre as suas corredeiras, muita história e beleza. Foi a imensidão de suas águas que atraiu fazendeiros a adquirir terras nessa região e foram as suas corredeiras que se estreitam e após formam um poço que deu ao lugar o nome de Fazenda Funil. A partir dai, a história se desenrolou sempre às margens do Jaguari, acompanhando a história do Brasil; colonos, latifundiários, bandeirantes, linhas férreas… Após tantos anos, vivemos nesse local privilegiado, contando com lindas e bucólicas paisagens.
Sabendo de toda essa vocação, lutamos para desenvolver o turismo no município de maneira sustentável. E esse caminho não é percorrido do dia para a noite, precisa ser realizado passo a passo. Antes de recebermos turistas, é necessário estruturar Cosmópolis para esse fim.
Como? É possível? Digo que sim, é totalmente possível. Um dos passos mais importantes já foi dado, que é instituir a Rota Turística, lei que foi aprovada na câmara no final do ano passado. Criamos a Rota das Águas Funilenses, que passa por nossos três rios; a Rota da Ponte de Ferro, que liga a ponte a três estabelecimentos de lazer que pertencem a Cosmópolis; e a Rota do Quilombo, que passa pelo Bairro Uirapuru com destino à Fazenda Quilombo, onde fica o Cristo da Família Batistela. Mas por que isso é tão importante?
Instituindo a rota turística, estamos organizando e legalizando o turismo da nossa cidade. A ideia é que a iniciativa privada seja incentivada a empreender nessas rotas e ao seu redor para atrair mais visitantes. Aí entram a parceria entre o poder público e privado, fundamental para o avanço do Turismo. A população se envolve e espaços antes mal aproveitados são revitalizados e passam a oferecer entretenimento.
Desenvolvendo as rotas, estamos destacando os pontos de interesse turístico da cidade e os mesmos se tornam motivo de orgulho para os moradores, que podem conseguir trabalhar mais perto de sua casa, em empreendimentos que explorem esses pontos de maneira a atrair visitantes. Por consequência, a pessoa empregada consome mais na cidade, faz planos, trazendo mais renda, gerando mais empregos, que trarão mais renda e isso fará a economia do município girar. Se bem estruturado, o turismo se torna uma excelente ferramenta de desenvolvimento econômico para uma cidade e região, proporcionando também qualidade de vida para a comunidade como um todo.
Atualmente, o Turismo tem contribuído para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Existem várias cidades brasileiras que têm como principal fonte de renda a agricultura, pecuária, indústria e comércio que apostam também no Turismo.
Municípios como o nosso, que ainda não são explorados turisticamente, podem aproveitar seus potenciais naturais, como rios, lagos, morros e cachoeiras. Ou podem também explorar atrativos artificiais, como trilhas, congressos, festas religiosas tradicionais, shows e eventos em geral. Não podemos deixar de falar da gastronomia, tão citada nas nossas matérias.
A longo prazo, os benefícios trazidos pelo Turismo beneficiam a comunidade, trazendo senso de preservação e impactando positivamente os índices de empregabilidade e de renda per capita.
Um setor beneficiado é o hoteleiro; o Turismo aumenta a geração de empregos e alavanca a produção de produtos que hotéis, pousadas e afins demandam. O comércio local também ganha muito com o turismo, já que turistas adoram circular pela cidade e comprar lembranças, souvenires, presentes, algo que seja próprio da cidade que conheceram. Podem ser geleias e outros doces artesanais, vinhos, licores e bebidas típicas regionais, como a cachaça. Cosmópolis precisa descobrir sua identidade e passar a vendê-la.
Tenho esperança que o cosmopolense acredite em seu potencial. Temos muito a oferecer, Cosmópolis é uma cidade cheia de encantos naturais, além de ser acolhedora, bonita, agradável e hospitaleira. Precisamos apenas começar!

Texto: Letícia AtmannFrungilo
Fotos: Sílvio Alexandre Alves
Facebook: turismocosmopolis