Rotary Club promove festiva em comemoração aos 50 anos de fundação

No dia 11 de outubro, aconteceu a cerimônia festiva em comemoração aos 50 anos de fundação do Rotary Club (RC) de Cosmópolis, no Espaço Guaiçara.
No ano corrente, o atual presidente é Disnei Manoel Pinto e os demais associados são Adelino Rodrigues Filho, Alexandre Xavier Ramos, Armando Scorsoni, Carlos Alberto Fernandes, Fábio Trevenzolli, Geraldo Viamonte, José Euclides Mortari, José Júlio Pereira Santos, José Paulo Gomes, Júlio Cezar Pedrozo, Luis Augusto de Lima Oliveira, Mario Cerqueira Camargo de Campos Filho, Michelangelo Antonio Mortati Jr., Sérgio Guirado Braga Jr., Sidnei de Queiroz e Valber Kowalesky.
“Estamos muito felizes hoje e sentindo muito orgulho pela comemoração dos 50 anos do Rotary Club”, afirmou Disnei durante o discurso.
Estiveram presentes o Governador Distrital, Sebastião dos Anjos Queiroz e sua esposa Maria Elizabeth, Paulo Eduardo Paim e Walter Gabetta do RC Campinas-Sul e o Prefeito José Pivatto com sua esposa Lúcia, que compuseram a mesa diretora juntamente com o Presidente do RC Cosmópolis e sua esposa, Sandra Daroz, que preside a Casa da Amizade de Cosmópolis. As mulheres da Casa da Amizade também participaram do evento.

Ainda marcaram presença rotarianos dos clubes de Campinas, Paulínia, Holambra, Pedreira, Limeira e Rio Claro, além de ex-rotarianos de Cosmópolis, convidados, amigos, entre outros.

Durante a cerimônia, os fundadores Paulo Rodrigues, Tadayuki Kuroba, Valdemar Trevenzolli e Vanderley Ítalo Libanori foram homenageados com títulos de sócios honorários; Geraldo Viamonte recebeu um título de Honra ao Mérito pelos 50 anos de existência do clube e também homenageou Luiz Antonio Marsari e Almir Rogério Zanetti, pelos serviços prestados ao Rotary, através do qual iniciaram a carreira de garçons. Hoje, Almir é garçom concursado do TRT e também Chef de Cozinha. Já Luiz Antonio é Advogado. O RC Campinas-Sul também recebeu um título de Honra ao Mérito por ser o padrinho de fundação do Clube em Cosmópolis.
Um vídeo com imagens da fundação do clube trouxe clima saudosista à festiva.

Sobre a fundação
Em 12/06/1969, foi feita a carta de instalação do clube em Cosmópolis com a presença maciça de rotarianos de Paulínia e de Campinas, sendo que Campinas-Sul foi o Clube padrinho da instalação. Depois, oficialmente, foi feita a fundação do clube em 13/10/1969. O primeiro presidente do RC Cosmópolis foi o Sr. José Marques Barboza, dentista muito conhecido como “Barbozinha”. Juntamente com ele, os demais sócios fundadores foram Aldohyr Joaquim Miguéis, Aloísio de Queiroz, Antonio Lamonato Netto, Armando Scorsoni, Benedito Antonio de Souza, Dante José Pozzi, Domingos Irineu Avelar, Emílio Balloni, Geraldo Viamonte, João G. Paz Hermann, José Aparecido Fragoso, José Carlos Trevenzolli, José Esteves da Costa, Massahaky Nishino, Paulo Frederico Rogge, Paulo Rodrigues, Ruy Morelli, Sidney Alves Aranha, Sidney Crepaldi, Tadayuki Kuroba, Vanderley Ítalo Libanori, Valdemar Trevenzolli e Webyh Manoel Gião.
A sede do Rotary Club está localizada na rua Amado Balloni, 134 – Bela Vista IV.

Sobre o Rotary Club
Criado na cidade de Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Os associados a esses clubes são chamados de rotarianos. Eles são homens e mulheres que prestam serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação, cujo grande objetivo é estimular a boa vontade e a paz mundiais.
Atualmente, o Rotary está presente em 217 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos.
Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, o Brasil conta com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos (estes dados são de maio de 2018). Três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.
Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à Poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.