RPG e os seus benefícios para uma vida sem dores

Exercícios de alongamento são usados para aumentar a flexibilidade e amplitude de movimento para tratar de patologias da coluna e correção de postura. Entre os métodos existentes destaca-se o RPG (Reeducação Postural Global), que foi criado na França em 1980, pelo fisioterapeuta francês Phillipe Emanuel Souchard, que, através de conceitos iniciais utilizando cadeias musculares (conjunto de músculos de mesmo sentido ou direção, que se comporta como um só), que foi compreendido por Mézières (Fisioterapeuta Francesa), desenvolveu o método que, por sua vez, busca a identificação da causa de uma disfunção do sistema musculoesquelético, afim de liberar as tensões de forma globalizada, alongando cadeias musculares envolvidas.
Trata-se de um método manual para liberar pontos de tensão encontrados nas diferentes cadeias de forma que restabeleçam a propriedade natural do músculo, preservando ou restituindo o equilíbrio estático e dinâmico, promovendo o alongamento global das cadeias musculares.
O tratamento pelo RPG visará reequilibrar a musculatura estabilizadora da coluna através de técnicas de liberação miofacial, mobilizações articulares e, quando julgadas necessárias, manobras de manipulações vertebrais, afim de reposicioná-las, restabelecendo a harmonia do movimento da coluna e, consequentemente, o alívio de dores crônicas geradas pelas tensões.
O tratamento é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de alongar e fortalecer este conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos. As posturas são feitas em conjunto com exercícios respiratórios, onde o paciente faz 80% do trabalho, seguindo orientação do fisioterapeuta. O tratamento pode durar de três meses a dois anos, com uma sessão semanal de 50/60 minutos. Sendo assim, partindo da consequência até a causa do problema, o RPG busca reencontrar a boa morfologia corporal e solucionar os problemas relacionados a ela.

Andressa Santos Silva
Fisioterapeuta
Clínica Fisioarte
Rua São Paulo, 304
Fone: 3872 7879

O método é indicado ao público mais diverso, de ambos os sexos e de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as diversas dores relacionadas a diferentes patologias: dores lombares, ciáticas, dorsais e cervicais; lesões por esforço repetitivo (LER), decorrentes da profissão ou de atividades desportivas; desvios de coluna (escoliose, hiperlordose e hipercifose); dores nos pés, punhos e mãos; dores no quadril (pubalgias); hérnias de disco; torcicolos; além de proteger contra processos degenerativos articulares.
Seus resultados já são percebidos a partir da primeira sessão, como alívio de possíveis dores nas quais o paciente se queixa e a correção da postura já pode ser notada com aproximadamente 10 sessões, lembrando que o empenho e participação do paciente no tratamento são fundamentais para obter o sucesso na terapia de forma que ele siga as orientações do Fisioterapeuta, se policiando com a sua postura durante e após a terapia e na execução das atividades diárias. O campo de aplicação é enorme e o método de protocolo e quantidades de sessões varia de acordo com a complexidade de cada paciente. Portanto, o RPG será sempre individualizado, devendo ter a atenção do terapeuta voltada para o

paciente.