Saber administrar o tempo é fundamental para a vida profissional

Atualmente, virou moda falar em gestão do tempo, mas, precisamos iniciar essa conversa, esclarecendo que não é possível administrar o tempo, nós conseguimos é administrar os eventos e as tarefas dentro do tempo. Administrar o tempo é muito mais do que uma questão de anotações, agendas, relógios, métodos e outros instrumentos. Administrar o tempo está relacionado à visão que temos do mundo e do que esperamos das nossas vidas. Então, a primeira pergunta que você precisa responder é: o que eu estou fazendo com meu tempo? Afinal, se eu não sei o que fazer com meu tempo, por que irei administrá-lo? Para usar o tempo ao nosso favor é preciso de listas de itens a fazer. Fazer essa lista não é tarefa difícil, o difícil é praticar aquilo que você está se propondo, é preciso se esforçar para que essa administração do tempo se torne um hábito.
Com essas reflexões, agora iremos abordar um pouco sobre a realidade do empreendedor. Temos outra pergunta para você: Você, como dono da sua empresa, é empreendedor ou escravo? Na maioria das vezes, esse equilíbrio não acontece porque o empreendedor não planeja bem as suas atividades, e o tempo da empresa acaba invadindo a vida pessoal. É preciso focar no que realmente é importante, onde está gerando resultados e não preencher o seu tempo com ações que não levam a lugar nenhum.
Faça uma lista das atividades que você deveria parar de fazer, porque se não estão gerando resultados, estão roubando seu tempo. Depois dessa lista elaborada, siga essas dicas para organizar o seu dia a dia, escolhendo um desses recursos: agenda, agenda de e-mail, lembretes, bloco de anotações, celular, etc., mas não confie na memória, anote tudo. Ao iniciar o dia, olhe a agenda e defina prioridade de realização de cada atividade. Se surgir algo novo, encaixe sem esquecer das prioridades e, no final de cada dia, faça um balanço do que conseguiu organizar e, caso tenha ficado alguma ação sem fazer, encaminhe para o outro dia.
Seja realista na hora de definir o tempo, resolva logo as tarefas que geram ansiedade e resolva o quanto antes; não preencha seu dia com muitas ações que você não vai conseguir realizar, coloque só ações necessárias, contabilizando o tempo correto e deixe tempo para o café da tarde e imprevistos. Só existe um jeito de acabar com tarefas pendentes, é fazer o que precisa ser feito e agora, sem criar distrações ou desculpas, é iniciar uma tarefa sem se permitir sair dela por aproximadamente trinta minutos. Depois que você começa a tarefa, tudo muda, o interesse aumenta, a preocupação diminui e aquilo que era um problema, agora está quase resolvido.
Não há espaço nas empresas para quem deixa tudo para a última hora, pois, isso gera atrasos, serviços mal feitos, trabalho sob pressão, etc.. Faça a tarefa com o que tiver disponível e, conseqüentemente, você terá redução de prazos, clientes satisfeitos, você ficará mais leve e viverá melhor.
Lembre-se: trabalhar demais, estar sempre correndo e estressado não são sinônimo de sucesso. Você pode ser um empreendedor, com ótimos resultados, trabalhando tempo suficiente e tendo tempo também para investir na sua vida pessoal. Vamos colocar tudo isso em prática? Não esqueça de celebrar os resultados e até a próxima!

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Por Vânia Oliveira