Saber enviar corretamente seu currículo faz muita diferença

Procurar emprego faz parte da rotina de muita gente. Infelizmente, nos últimos anos, cada dia mais, está complicado se estabelecer no mercado de trabalho. Atualmente, são mais de 13 milhões de desempregados, e é um número que não tende a diminuir.
“Uma das poucas vantagens de hoje é a facilidade de buscar emprego estando em casa. Hoje, com a internet, você pode estar em várias cidades e vários lugares ao mesmo tempo, vendo e analisando as vagas disponíveis, seja em empresas, balcão de empregos, Agências de empregos e muito mais… As vagas estão aí para buscarmos uma recolocação”, explica Odair Camargo, Consultor de Rh, Headhunter and Coaching.
“Antigamente, a rotina dos desempregados era sair de manhã com vários currículos impressos em uma pasta e ir entregando de empresa em empresa. Agora, isso faz parte do passado, hoje tudo mudou.
Você conta a facilidade de poder enviar seu curriculum por e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp, lembrando que muitas empresas ainda não aderiram ao uso do WhatsApp”, explica o consultor.
Mesmo com a facilidade de enviar seu curriculum por e-mail, muitas pessoas acabam errando e, assim, não concorrem às vagas que imaginariam estar concorrendo. Odair explica como montar o currículo na imagem de ilustração (acima).
Ele aconselha que “no espaço abaixo do assunto, sempre coloque um breve diálogo com o contratante, algo básico e rápido, se colocando à disposição para esclarecimentos ou uma futura entrevista.
O especialista alerta que “o curriculum deve ser sempre enviado em Word, com extensão ‘docx’. Jamais envie um curriculum com extensão ‘jpg (formato de foto)’, muitas vezes, tirada por celular. Somente em casos específicos podem ser enviados em formato Corel Draw ou outros (programas específicos para Layout, propagandas e outros do gênero)”.
Muitos candidatos enviam seus currículos em Word e ‘PDF’, mas, não se preocupe, o ‘PDF’ serve para proteger e não

Por Odair Camargo
Consultor RH, Headhunter and Coaching

alterar seu texto. “Mas, as empresas não têm interesse em mexer no seu curriculum. Por isso, prepare um bom curriculum, com informações precisas e verdadeiras, sem mentiras ou exageros. Lembre-se que um curriculum bem elaborado já é 50% na conquista de um emprego. Utilize o e-mail como um auxiliar na busca de um novo emprego, e suas chances de enviar para muitas empresas podem se multiplicar, e você pode acabar saindo das estatísticas dos mais de 13 milhões de desempregados no Brasil. Sucesso para você na busca de um novo emprego”, conclui.