Saiba a importância da Nutrição e Nutrientes

Profissionais afirmam que falta de vitamina também pode estar relacionada a dores

Deficiências nutricionais específicas podem estar associadas a estados dolorosos e uma série de estudos apontam que pacientes que apresentam níveis insuficientes de vitamina D necessitavam o dobro da quantidade de opioides pelo dobro de tempo relacionado a pacientes sem a deficiência.
Alguns estudos, baseados em ensaios clínicos randomizados e controlados, mostraram efeito positivo da suplementação de Vitamina D na gestão da dor. Uma revisão sistemática recente concluiu que a suplementação de vitamina D leva a uma redução significativamente maior no escore de dor em comparação ao placebo, em pacientes com dor crônica.
Deficiências de vitaminas do complexo B, B6, B12 e folato podem estar associadas ao aumento da dor e da dor neuropática.
Sabemos que o idoso e pacientes que usam medicações inibidores da bomba de prótons podem apresentar maior deficiência vitamínica e mineral, sendo que esta depleção poderá acentuar as vias de sinalização da dor.
A deficiência do mineral magnésio com suas múltiplas funções está presente no paciente com Diabetes Mellitus, pela hiperglicemia, assim como pelo uso de medicamentos e acentuado pela disbiose.
A proporção correta de ácidos graxos muitas vezes não é alcançada na dieta ocidental e assim a suplementação de ácidos graxos da série ômega3 poderá trazer benefícios no cenário do equilíbrio da dor e inflamação.

Dra. Renata e Dr. Leonardo Kowalesky
Dr. Leonardo Kowalesky
Ortopedista
CRM 137295
Dra. Renata Kowalesky
Ortopedista
CRM 140080