No inverno, a transpiração dos pés torna-se ainda mais intensa devido ao uso constante de calçados fechados
Sabemos que os cuidados com os pés e unhas devem ser o ano todo, mas, no inverno, este cuidado deve aumentar, já que, com o uso de botas e sapatos fechados, surgem unhas encravadas, calos, joanetes e micoses. Prevenir-se de tais problemas não é tão complicado quanto parece.
Um profissional na área da Podologia vai ajudar você, caso sofra com unhas encravadas ou com outros problemas relacionados aos seus pés.
No inverno, a transpiração dos pés torna-se ainda mais intensa devido ao uso constante de calçados fechados.
Por ser um ambiente sem ventilação, a umidade alia-se à temperatura e escuridão do local, facilitando a proliferação dos fungos.
Para evitar a micose, o ideal é fazer a assepsia (limpeza) com um podólogo e usar loções e cremes específicos. Em casos extremos, quando há necessidade de extração total ou parcial da unha, pode-se também fazer uma reconstituição.
O processo é simples e consiste apenas na remoção da parte deteriorada, que está afetada pela micose e os fungos, lembrando que este serviço requer um acompanhamento para cada caso e um tratamento específico.
Outro problema muito comum no inverno é a unha encravada, causada pelo corte inadequado das mesmas.
Existem aparelhos fabricados em fibra molecular, órtese metálica ou órtese elastodôntica, que corrigem a curvatura da unha e auxiliam no seu crescimento correto. O tratamento dura de três a quatro meses e o resultado é excelente.
No frio, os calos também costumam incomodar mais. Duros, sensíveis ao toque e arredondados, eles se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos, dando ao pé aspecto descuidado.
Nesses casos, é importante que as pessoas procurem atendimento especializado e evitem fazer uso de calicidas, que podem causar sérias inflamações.
Prevenir sempre é melhor e não tem segredo nenhum. Cuide bem dos seus pés, mantendo-os sempre limpos, unhas curtas e pele hidratada. Nunca esqueça de dar a atenção e os cuidados que seus pés merecem.