Saiba como cuidar dos cabelos nesta temporada de calor

No verão, as mulheres ganham novas preocupações capilares, já que os cabelos tendem a ficar mais ressecados durante essa época do ano. Apesar dos malefícios da exposição solar excessiva, da água do mar, do cloro e do vento já serem grandes conhecidos do público feminino, poucas sabem o que ocorre com a estrutura dos fios quando estão em contato com estes agentes externos.
Cabelos ressecados têm ligação direta com a falta de oleosidade dos fios. O couro cabeludo é responsável por produzir o óleo que será espalhado por toda estrutura capilar, mas, quando as agressões externas aumentam – como exposição ao sol ou poluição, contato com água do mar e piscinas –, a raiz dos cabelos pode ser afetada e diminuir a produção dos nutrientes necessários para manter os fios sempre bonitos e hidratados.
Além da oleosidade natural dos cabelos, os danos causados à cutícula também podem ser verdadeiros vilões dos fios saudáveis. “Os fios perdem sua capa protetora natural de gordura, ficando secos e sem brilho”, explica Viviane Costa. As escamas servem como uma camada protetora de fibra capilar e precisam estar fechadas para preservar a hidratação dos cabelos. O que acontece é que os mesmos agentes externos – comuns durante a temporada de calor – tendem a abrir a cutícula, permitindo, assim, que os danos penetrem na fibra capilar. O cabelo pouco hidratado deixa as fibras mais expostas, o que danifica sua estrutura normal e causa danos, como o ressecamento.
Como nenhuma mulher deseja terminar o verão com os cabelos ressecados e sem brilho, vale incluir alguns rituais de beleza na rotina, além dos cuidados da exposição solar que vão do uso de chapéu ou boné até a aplicação de protetor solar para os fios.

Como reparar o dano?
É indicado o uso de um cronograma capilar, cuja função é preparar os fios de cabelo para os danos da época. O programa propõe um tratamento intenso para os cabelos e é ideal para exposição solar e outros agressores. Essa agenda se divide em três etapas: hidratação, umectação e reconstrução. A proposta é realizá-lo durante um mês, com oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução. O resultado disso são madeixas saudáveis e muito mais bonitas! Mas atenção ao período dos procedimentos. É recomendável não realizar mais de um desses tratamentos no mesmo dia e ter um intervalo de 48 horas entre eles.
Uma dica importante é diminuir o uso de shampoos antirresíduos no verão. Por promover uma limpeza profunda, ele pode agredir as cutículas dos fios e retirar os nutrientes já escassos, devido à exposição solar, umidade e água do mar. Para este período do ano, a dica é usar shampoos de cor perolada, que promovem hidratação ao limpar as madeixas, e investir no óleo capilar. Eles são perfeitos para o verão, cabem na bolsa e, com poucas gotinhas, já criam uma película que impede que os cabelos fiquem ressecados.

Viviane Costa Noronha,
Visagista e
Terapeuta Capilar

Já a hidratação deve ser potencializada durante esta época do ano, sendo feita com produtos que contenham ativos, como a ceramida e a micro-queratina, que penetram nas camadas dos fios e criam reparação profunda. As famosas ampolas também podem ajudar durante aqueles dias em que o tempo está mais curto.
Além disso, dê um tempo de chapinhas e secadores. O calor desses aparelhos pode piorar o problema do ressecamento dos fios e, por isso, o indicado é que eles sequem naturalmente.