A época do calor já está voltando e, desde já, principalmente, as mulheres começam uma verdadeira batalha para melhorar a aparência e a saúde dos pés.
É nesta estação que as mulheres usam mais sandálias e deixam os pés em exposição. Os homens também acabam optando por sandálias ou chinelos. Portanto, é bom ter cuidados especiais para evitar problemas, como frieiras, unhas encravadas, ressecamentos, micoses e calos.
A podóloga Mariana Veiga Copertino dá dicas de como manter os pés saudáveis e bonitos no verão. “Como os pés são uma das zonas mais esquecidas durante as épocas mais frescas, recomendo um tratamento completo para que ‘enfrente’ as sandálias com todo o orgulho.”
Visitar um podólogo, uma vez ao mês, é o ideal para manter os pés sempre bem cuidados. “No caso das manicures, evite tirar a cutícula em excesso, pois, são elas que dão proteção à unha contra a entrada de fungos e bactérias, causadores de micoses. Materiais sempre esterilizados devem estar dentro da Auto Clave ou estufa, nunca fora do ambiente. Verifique se também são descartáveis, porque, dessa forma, evitam micoses”, explica Mariana.
No caso de micoses nas unhas, é necessário fazer o tratamento com medicações orais ou locais, geralmente, recomendadas pelo médico dermatologista. Dessa forma, o trabalho será feito em conjunto com o podólogo, para que este realize a limpeza correta da unha contaminada pelo fungo ou bactéria. Por isso, segundo Mariana, não é recomendável o uso de esmaltes nesse período do tratamento.
Além disso, a podóloga explica que o cuidado quanto ao formato de corte da unha também é de extrema importância. “Se quiser mantê-las quadradas, nunca as deixe ‘pontudas’ nas laterais, pois, poderão forçar a pele. Se quiser mantê-las redondas, apenas lixe-as cuidadosamente nas laterais, sem cortá-las profundamente nos “cantos para não encravar. A unha encravada, só em último caso, deverá ser extraída, pois, hoje em dia, os podólogos têm tratamentos adequados para esse tipo de problema.”
Quando o tempo começa ficar mais quente e o verão se aproxima, as pessoas passam a freqüentar piscinas e praias. “Devemos tomar cuidado com frieiras e micoses de pele. Procure enxugar bem os pés, principalmente, entre os dedos para evitar a umidade, local preferido de fungos e bactérias. Ao usar meias, prefira as de algodão para melhor absorção da transpiração, mais freqüente nesta época do ano. Os sapatos devem ser trocados diariamente, colocados ao sol por algumas horas, lavados ou limpos com um pano e álcool. Usar talcos antissépticos também ajuda.”
No inverno, os pés ficam mais calçados do que no verão, por isso, nessa mudança de estação, os pés costumam ficar ressecados, expostos ao clima seco. É importante hidratá-los com cremes próprios para os pés e ressecamento. “Esfoliantes e pedra-pomes durante o banho ajudam a remover células mortas”, orienta a podóloga.
Portanto, a podóloga explica que manter esses cuidados básicos somados a visitas regulares a um especialista para orientar no que for preciso são essenciais. “Afinal, os pés são base de sustentação de todo o nosso corpo e não é só no verão que precisamos lembrar-nos deles, mas, o ano todo, para o resto de nossas vidas. Procure sempre um podólogo habilitado, com suas qualificações e certificados, pois, é ele quem cuidará dos seus pés, com todo cuidado e carinho”, salienta Mariana.