Saiba como cuidar e evitar rachaduras nos pés

O ressecamento e as fissuras dos pés também podem estar relacionados com algumas doenças, como diabetes e hipotireoidismo

Claudia Ribeiro
Podóloga
Rua José de Moraes, 240
Tel. (19) 99440-2776

O ressecamento dos pés é mais do que um problema estético. Além de afetar a aparência da pele, causa incômodos, pois, com o passar do tempo, a tendência é surgirem fissuras e rachaduras. Elas atingem camadas profundas, provocam dor e, em alguns casos, sangramento.
O ressecamento e as fissuras dos pés também podem estar relacionados com algumas doenças, como diabetes e hipotireoidismo. No primeiro caso, a pele fica desidratada por causa das lesões nos nervos que controlam a produção de sebo e suor e em função do aumento da micção, que leva à desidratação, causando este tipo de problema que muitas pessoas sofrem.
Caso esteja sofrendo com seus pés assim, procure ajuda de um profissional na área da podologia e ele irá te instruir a um tratamento específico.
Aqui vão algumas dicas que ajudam na prevenção:
Ao contrário do que muitos falam, lixar os pés não faz mal, desde que não seja feito em excesso. O ideal é fazer uma esfoliação com pedra pomes e, em seguida, usar um esfoliante. Para finalizar, um hidratante; em alguns casos, tem que ser com ureia ou ácido salicílico (indicado por podóloga ou dermatologista).
A hidratação é para prevenir que as fissuras venham a surgir. Em casos de fissuras e rachaduras profundas, deve-se procurar um tratamento com um podólogo(a).
Vai ser recomendado, de acordo com cada um, o tratamento certo, mas, use e abuse de óleos hidratantes e hidratantes a base de glicerina.