Saiba como desenvolver hábitos saudáveis

Em pleno século 21, ouvimos falar corriqueiramente sobre o desenvolvimento de hábitos saudáveis para a obtenção de qualidade de vida, assim como o aumento da expectativa de vida.
Comer bem, dormir bem, conversar com amigos, passear com seu animal de estimação, realizar atividades físicas são exemplos de hábitos saudáveis que ajudam na garantia de uma vida melhor e mais longa. Mas, nem sempre é possível e fácil aderir tais hábitos, se você não estiver bem consigo mesmo.
“Muitas vezes, o modo como é necessário lidar com a rotina de estudos, trabalho, família, dentre os demais papéis sociais que desempenhamos, pode causar efeitos negativos na saúde mental”, explica Abigail M. Faria, psicóloga.
Ao entender que o reconhecimento de que algo está fora do eixo, é o primeiro passo para efetivar a busca por mudanças. Assim, a falta de hábitos acarreta prejuízos à saúde mental e física; alguns sinais destes desgastes são imprescindíveis pontuar.
– Desgaste físico: dores musculares; apatia; desmotivação; desânimo; baixa resistência imunológica; palpitações cardíacas; problemas estomacais; diminuição do desejo sexual; distensão muscular; sono não reparador; cansaço excessivo; morbidade; sedentarismo e obesidade.
– Desgaste mental: exaustão; fadiga; dificuldades com a memória; irritabilidade; estresse; perda do senso de humor; problemas dermatológicos; alteração do apetite; desinteresse; alteração do sono; falta ou diminuição da vontade; perturbações emocionais; e problemas gastrointestinais (ligados à mente).
“Comprovado cientificamente que mente e corpo são interligados, e a mente influencia o modo como percebemos e lidamos com o nosso organismo. Portanto, vale ressaltar algumas dicas importantes para o desenvolvimento de hábitos saudáveis”, pontua Abigail:
– Aprenda a gostar de si mesmo: trabalhe seu autoconhecimento e sua autoestima. “Quando não se está bem emocionalmente, a tendência é seguir para o sedentarismo, conformismo e falta de vontade. Portanto, é essencial termos um bom referencial de nós mesmos, aprender a se aceitar, qualidades e defeitos, reconhecer-se como um ser em construção e desenvolvimento”.
– Não se culpe, não se critique: nossas dificuldades fazem parte da nossa construção como ser humano. “Problemas físicos são imprevistos, ou, causas biológicas das quais não obtivemos o controle. Críticas negativas retardam nossa evolução, por isso, nossa forma de pensar deve ser coerente com a nossa realidade e futuro”.
– Faça a atividade que você gosta: quando aderimos um tipo de atividade física, façamos pelo prazer de fazer.

Abigail M. Faria, psicóloga graduada pela Universidade Paulista – UNIP. CRP 06/140725. Contato 19 99356-0327. Email: bigafaria@yahoo.com.br

– Cultive bons amigos: nada como umas boas conversas têm efeito positivo na nossa mente e bem-estar.
– Lazer: busque sair da rotina, é mais do que comprovado que o lazer é um ótimo inibidor do estresse.
– Faça escolhas inteligentes: não aceite todas as coisas para fazer, aprenda a priorizar o que é imprescindível. “Faça pequenas pausas durante o dia, para organizar suas atividades, ou, relaxar. Mantenha posturas adequadas, isso evita problemas corporais”.
– Alimentação: organize seu tempo, para tudo, inclusive para comer e comer saudável. Uma boa refeição não só ajuda seu organismo funcionar melhor, mas, a mente a trabalhar melhor. “Não esqueça, beba água”.
– Realize atividades terapêuticas: psicoterapia é extremamente importante para o desenvolvimento de hábitos

saudáveis. “Outras terapias preventivas, como meditação, yoga, acupuntura, arteterapia, musicoterapia, reike, danças, dentre outras também são complementares para uma qualidade de vida”.
“Contudo, estas dicas para hábitos saudáveis são primordiais, porém, só farão sentido para aqueles que derem o primeiro passo. Reclamações e críticas negativas não melhoram seu desempenho e sua vida, é necessário que se tenha uma ação para ter uma reação e consequências que sejam favoráveis a sua saúde. Então, para se ter um bem-estar físico e mental é preciso aderir hábitos saudáveis que auxiliem seu corpo e mente, e a primeira ação está no poder da sua mente para fazer e acontecer”, conclui a especialista.