Saiba como está o trabalho das Testemunhas de Jeová durante a pandemia

Pregações e reuniões são feitas virtualmente através de um link

Conhecidas por suas pregações de casa em casa, as Testemunhas de Jeová tiveram de se adaptar à nova realidade, a fim de proteger seus integrantes e também outras pessoas. Nós ouvimos o Porta Voz Local de Mídia da Organização, Marcos Muniz, de Nova Odessa, SP, para saber detalhes sobre o andamento das atividades religiosas virtuais. Acompanhe:

Em relação ao período anterior à pandemia, o quanto o trabalho de vocês mudou? E quais foram essas mudanças?
Nossas atividades religiosas continuam as mesmas, porém, realizadas a distância, respeitando-se o isolamento social. As mudanças foram definidas antes mesmo das primeiras determinações das autoridades, em função do alto valor que as Testemunhas de Jeová dão a vida. Essas decisões tomadas antecipadamente facilitaram a adaptação à nova realidade. As mudanças envolveram basicamente: – Forma de realizar as reuniões; – Método de evangelização; – Foco das ajudas humanitárias.
Essas mudanças não se concentram apenas no que as autoridades têm orientado, mas temos sido proativos em tomar as medidas de proteção necessárias, mesmo que não haja uma diretriz governamental. Nosso site oficial jw.org tem publicado informações práticas sobre como se prevenir do Coronavírus.

Qual é o esquema usado para as reuniões, pregações e outras atividades?
Reuniões são realizadas virtualmente por meio de uma plataforma de vídeo conferência. O conteúdo e dinâmica continuam os mesmos de uma reunião presencial. Pessoas interessadas podem participar ao receberem um link de acesso. Durante nossas reuniões, temos sido lembrados dos cuidados com relação à prevenção e sido orientados a ficar em casa.
Pregação realizada principalmente por meios eletrônicos.
Ajudas humanitárias: Envio de cestas básicas e recursos diversos de primeira necessidade. Assistência médica a distância. Apoio a centros médicos.
Limpeza e manutenção dos locais de reunião: Eventualmente são realizadas por pequenos grupos, de preferência da mesma família, respeitando-se os protocolos de segurança.

Se uma pessoa não possui a tecnologia necessária para acompanhar as atividades, o que é feito?
A plataforma utilizada de vídeo conferência também permite acesso ao áudio da reunião através de linha telefônica fixa ou móvel. Também temos a opção de reuniões gravadas que podem ser entregues à pessoa sem condições de acessar ou habilitar a tecnologia disponível. Caso a pessoa não possua dispositivo eletrônico para baixar e acompanhar as publicações estudadas na reunião, ela poderá receber em sua casa o material impresso.

Recentemente, ocorreu a celebração da morte de Jesus. O que vocês fizeram em relação aos símbolos da celebração (pão e vinho) para que a tradição fosse mantida?
Está divulgado no site jw.org o método de preparo do pão, o qual facilmente é executado apenas com farinha e água. Alguns também realizaram arranjos para prepará-lo e distribuí-lo a outras pessoas que não puderam fazer. O mesmo aconteceu com o vinho, para aqueles que não conseguiram adquiri-lo, foram feitos esforços para entregá-los em recipientes suficientes para a realização da celebração em suas casas.

Vocês têm feito algum trabalho específico para consolar pessoas que estão sofrendo nessa fase que vivemos?
Temos sim. – Evangelização com uso de passagens bíblicas apropriadas; – Contato eletrônico ou por telefone frequente com aqueles que enfrentam situações difíceis; – Apoiar financeiramente a obra de evangelização e ações de ajuda humanitária.

Como estão ocorrendo os batismos? Os batismos são realizados levando-se em conta as orientações fornecidas pelas autoridades. Caso seja possível sua realização, seguem-se todos os protocolos sanitários, de preferência em área externa com pequeno número de pessoas.

Para saber mais informações,
acesse o site jw.org