Saiba como evitar rachaduras nos pés e mantê-los macios

Pés secos e rachados são problemas bastante comuns entre mulheres e homens. Eles são originados por uma série de causas, tanto externas, como clima muito seco e verão intenso ou causas internas, como doenças cardiovasculares e problemas genéticos, ou ainda por hábitos como andar com os pés descalços.

Segundo o podólogo Eduardo Silva, os pés possuem glândulas sebáceas que produzem uma substância oleosa chamada sebo. “O sebo é uma mistura complexa de ácidos graxos, açúcares, ceras e outras substâncias químicas naturais que formam uma barreira natural contra a evaporação de água da pele.”

De acordo com Eduardo, o ressecamento dos pés acontece, principalmente, em períodos do ano em que o clima está mais seco. Além disso, o uso de chinelos e outros sapatos abertos durante muito tempo pode contribuir para o surgimento de rachaduras nos pés. Sapatos abertos fazem com que o sebo da camada externa da pele seja ‘roubado’ e, conseqüentemente, terá perda de água, o que faz com que ela fique seca e provoque rachaduras na pele.

Ainda, de acordo com o podólogo, além desses fatores como o clima seco e o uso excessivo de sapatos abertos, as pessoas obesas são mais propensas a terem rachaduras, principalmente, nos calcanhares devido a sobrecargas nessa região do corpo.

Eduardo da Silva Podólogo Rua Francisco de Mario,1001 Bela Vista III Contato: (19) 3872 3806   98228 7273

Eduardo da Silva
Podólogo
Rua Francisco de Mario,1001 Bela Vista III
Contato: (19) 3872 3806 98228 7273

Eduardo explica como pés completamente saudáveis devem ser. “A pele normal dos pés deve ter sua textura macia e flexível, devido a grande presença de água.”

Muitas pessoas se incomodam com a aspereza dos pés e tentam resolver o problema por conta própria, em casa mesmo. O podólogo Eduardo explica porque é contra esse tipo de atitude e dá recomendações. “Nós não recomendamos o lixamento caseiro na região plantar, porque, muitas vezes, isso pode piorar as rachaduras pelo fato da pessoa não dominar a técnica e também pela lixa se tratar de um material inadequado, diferente do que é usado pelo especialista. O importante é observar qualquer alteração na pele dos pés e, se perceber dor, aspereza ou rachaduras, procurar o podólogo para realizar o lixamento, a hidratação técnica e passar orientações”.

Embora as fissuras nos pés não sejam necessariamente indicações de alguma doença, com o agravamento, essas rachaduras podem até sangrar, o que pode ser uma porta de entrada para bactérias, além de provocar dor. Por isso, é importante consultar um profissional assim que notar aspereza ou rachaduras nos pés.

Além disso, se as fissuras nos pés forem intensas e persistirem por um longo período de tempo, mesmo após tratamentos, é importante consultar um médico, pois, pode se tratar de problemas de saúde, como diabetes, por exemplo.

Eduardo diz que alguns hábitos no dia a dia podem ajudar a manter os pés sempre saudáveis e sem rachaduras. “Sempre faça uso de hidratantes. Para potencializar o creme, umedeça a região plantar com soro fisiológico e passe o creme. O ideal é não esfregar, e sim, untar a região; em seguida, coloque meias. Prefira fazer a hidratação à noite, antes de deitar. Usar sempre sapatos fechados, principalmente, nesse período de tempo seco, é excelente.

No banho, não deixar cair água muito quente nos pés. Além disso, usar sabonete de glicerina ajuda a manter a hidratação dos pés, pois, outros sabonetes roubam o sebo. Faça sempre a hidratação, tome muita água durante o dia e faça visitas periódicas em seu podólogo. Essas são algumas dicas que vão manter os pés sempre bonitos e macios”, finaliza o podólogo.