Saiba como funcionam os atendimentos de animais silvestres

A médica veterinária Aricia Monteiro fala sobre sua experiência na profissão e a decisão de se especializar nessa área

Atualmente, o número de pessoas que decidem ter um animal exótico em casa está aumentando. Com isso, a Médica Veterinária Aricia Monteiro fala sobre como funcionam os atendimentos a esses animais. Confira:

Atendimentos
“Os atendimentos são realizados em domicílio e em clínicas parceiras. Geralmente, os pacientes já chegam com alguma alteração/doença, porém, alguns tutores me procuram para realizar um atendimento de orientação, com recomendações básicas sobre o manejo do animal. Qual seria a alimentação ideal? Esse animal come só ração ou não? Quais são as melhores marcas de ração? Como deve ser o recinto/gaiola? Deve ser vermifugado ou vacinado? O animal necessita de aquecimento? Quais são os primeiros sinais quando eles estão doentes?
Esse primeiro atendimento é essencial para todos que possuem um pet desses em casa, pois, assim, a gente melhora a saúde desse bichinho, já que a grande maioria vem para atendimento com alterações devido a erros de manejo e alimentação. A maioria desses animais é presa na natureza e tem o instinto de esconder os sinais de quando está doente, portanto, é importante realizar os check-ups anuais para avaliação da saúde do animal, podendo ter um diagnóstico antes que os sintomas se mostrem”, conta a Veterinária.

Importância de consultar um veterinário especializado em animais silvestres
“Quando é realizada a graduação de Medicina Veterinária, em geral, as faculdades focam em ensinar sobre: cachorro, gato e a medicina de pets não convencionais, que também é conhecida como “pets exóticos” ou “animais silvestres”, é pouco vista. Assim como na medicina humana, dentro da veterinária, também existem as especializações, como oftalmologista, oncologista, ortopedista, dermatologista, ou seja, o veterinário foca seus estudos na área que mais se interessa, sendo o caso do veterinário de silvestres. Lembrando que esses animais são os répteis, aves e também mamíferos. A anatomia, fisiologia, doenças, alimentação e manejo desses animais é completamente diferente de um cão ou de um gato.
Por exemplo, se formos pensar mais a fundo, isso se difere até dentro do mesmo grupo de animais. Duas aves: um canário e um papagaio, eles possuem hábitos diferentes, alimentação, algumas doenças podem ser mais comuns em um do que no outro e isso deve ser levado em consideração durante uma consulta.Muitas alterações só ocorrem nesses animais e podem ser confundidas quando o veterinário não conhece a fundo a espécie do animal. Procedimentos simples como corte das unhas ou penas, também devem ser feitos por um veterinário especializado para realizar o melhor corte, sem agredir estruturas importantes.
Além disso, assim como os pequenos animais (gato e cachorro), os pets exóticos também devem realizar exames como radiografia, ultrassom, exame de sangue.Tudo isso é relevante e deve ser solicitado no momento do atendimento, por isso, a necessidade de ser um veterinário mais especializado na área, que tenha experiência e estudo”, explica.

Em Cosmópolis
“Já tive a oportunidade de atender vários animais interessantes aqui na cidade, como corujas, tucano, gavião. Existem dois em particular que achei divertido por estarem dentro da cidade e criados como pet, que foi um ganso e também duas codorninhas que vivem dentro de casa, sobem no sofá – são animais muito bonitinhos, inteligentes e amorosos. A grande maioria dos atendimentos abrange papagaio, maritaca, agaporni, periquito, calopsita, jabuti, coelho e porquinho-da-índia”.

Decisão da profissão
“Desde criança, tive maior proximidade com esses animais e eles possuem particularidades curiosas. Antes mesmo de iniciar a faculdade de Medicina Veterinária, no ano de 2011, eu sabia que queria trabalhar com Animais Silvestres e Animais Marinhos, já é uma paixão antiga. Durante a minha graduação, pude estagiar em vários locais e ter contato com diferentes tipos de animais, além de comparecer em congressos e cursos na área, onde só fui me apaixonando mais. Assim que formei, trabalhei com Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos no Nordeste e Litoral de São Paulo, posteriormente com Resgate de Animais Silvestres. Há dois anos, voltei para a região de Cosmópolis, onde continuei os atendimentos”, diz.

Aumento na escolha de pets “exóticos”
“Por incrível que pareça, muitas pessoas estão optando em ter esses pets como companheiros. Um exemplo são as calopsitas, ótimas parceiras, animais diurnos (ativas durante o dia), muito inteligentes e que gostam de atenção. Outros animais como o coelho é mais indicado para quem trabalha o dia todo e quer um bichinho mais agitado durante a noite, além disso, são fáceis de ensinar, higiênicos, inteligentes e carinhosos.
Há os jabutis, porquinhos-da-índia, chinchilas, hedgehogs (ouriço pigmeu africano), pogonas, galinhas, ferrets, anfíbios, mini pigs e até animais invertebrados, como as aranhas, são mantidas como pet. A lista é grande! Inclusive, o atendimento e medicina de invertebrados e peixes evoluem cada dia mais. Diferente do que muitos pensam, eles também passam por exames, procedimentos cirúrgicos e etc. Lembrando que é de extrema importância, antes de adquirir qualquer animal, procurar por um atendimento de orientação, para entender quais são as necessidades desse indivíduo, avaliar o local que ele precisa para viver bem, a alimentação, os gastos e, então, com responsabilidade, optar em ter ou não. Além disso, sempre escolher comprar de locais confiáveis e animais legalizados”, finaliza a Veterinária.

F. (19) 99641-2579
Instagram @viavita.vet.
Aricia Monteiro – Veterinária
Pós-graduada em Acupuntura Veterinária
Pós-graduanda em Clínica e Cirurgia de Pets Exóticos e Animais Silvestres