Saiba como manter a dieta mesmo com as refeições de fim de ano

Com a aproximação das festas de fim de ano, muitas pessoas esquecem de todo o esforço feito durante o ano e acabam saindo da dieta graças à tentação das comidinhas tradicionais do Natal e ano novo.
A nutricionista Daniela Menardo explica quais as consequências do cardápio tradicional de Natal. “Tradicionalmente, os cardápios natalino e de fim de ano podem oferecer riscos à saúde, pois, são super calóricos, ricos em gorduras e açucares. Calcula-se que apenas durante essa época uma pessoa pode engordar cerca de 2kg, sem contar com a má digestão e o desconforto no dia seguinte. Para isso, cada vez mais pessoas estão buscando os alimentos funcionais, que garantem o melhor funcionamento do organismo e trabalham na prevenção de doenças”, explica.

A especialista ressalta outra tradição que pode acometer a saúde. “Não são apenas a comida e os presentes que fazem o Natal mais feliz, a época também é conhecida pelo exagero de bebidas alcoólicas. Não existem alimentos ou bebidas proibidas, mas, recomendamos cautela durante o preparo dos coquetéis e drinks de verão, pois, se utilizam muito açúcar e leite condensado. Prefira os vinhos e bebidas mais refrescantes do tipo sucos naturais e águas aromatizadas. Pelo menos, intercale-as com a bebida alcoílica”, recomenda.

Em relação aos pratos, a nutricionista recomenda: “Dê preferência às carnes brancas, como o peru, por exemplo. Troque a farofa por farelo de quinoa, invista em saladas verdes, frutas da estação e nos aperitivos naturais, como frutas secas e oleaginosas”.

Comer salada antes do prato principal ajuda a evitar exageros

Comer salada antes do prato principal ajuda a evitar exageros

Seguem as sugestões da nutricionista para um cardápio funcional para todas as refeições da época:

ENTRADA: Salada verde (alface americana, rúcula, tomate cereja, croutons integrais e peito de frango desfiado, temperados com limão e azeite de oliva extravirgem).

PRATO PRINCIPAL: Arroz com lentilha, Peixe (Filé de Pescado com crosta de mostarda de dijon e aveia) e Farofa de Quinoa, ou lascas de bacalhau com grão de bico, palmito e cheiro verde (rico em triptofano).

SOBREMESA: Frutas e castanhas (Nozes, Romã, Castanha do Pará, Cereja) ou creme de abacate: (½ abacate + ½ scoop de whey ou blend de proteína + 2 colheres de coco ralado sem açúcar + 1 colher de farelo de aveia ou quinoa em flocos + 1 colher de chia hidratada)

BEBIDA: Substitua o álcool pela água aromatizada (podem-se usar frutas da época, como framboesa, mirtilo, manga e lichia).

“Para os que vão abusar das comidas e bebidas, recomendo investir em um suco detox para limpar o organismo de possíveis toxinas, causadas por alguns excessos cometidos. Os sucos ajudam também na digestão e ainda têm efeito diurético.”

Além disso, ela sugere que a pessoa coma saladas antes do prato principal, porque a saciedade aumenta e, dessa forma, ela não abusará dos alimentos que engordam.

Outra sugestão de Daniela é que a fruta maçã seja utilizada a fim de incrementar os pratos. “A fruta melhora o sangue e previne doenças cardiovasculares, devido ao seu alto poder antioxidante. Ela ajuda na prevenção do colesterol, é rica em fibras (solúveis), vitamina C e compostos fenólicos”, explica.
“As fibras influenciam muito na redução do colesterol e diminuem a absorção dos lipídios. Já os compostos fenólicos atuam na inibição da oxidação da LDL-C e da agregação plaquetária, o que nos protege da arterosclerose”, informa a nutricionista.

Ela ainda ressalta que, além de prevenir o colesterol, uma dieta que contém maçã pode reduzir os riscos de doenças pulmonares, cardíacas, asma, diabetes e o desenvolvimento de câncer, além de ajudar a perder peso”.

Para depois das festas de fim de ano, a nutricionista aconselha: “Consuma os carboidratos integrais (pão integral, macarrão integral, aveia, granola, arroz integral, entre outros); faça caminhadas e corridas extras e retome sua rotina de exercício físico o quanto antes; evite o consumo de bebidas alcoólicas. Dê folga ao seu fígado; tome bastante água, chás detoxificantes e águas aromatizadas. Mas, evite líquidos junto das refeições; mesmo sem muita fome, não deixe de comer nos intervalos das refeições; e não abuse das quantidades nas refeições”, recomenda.

Além disso, Daniela finaliza: “Lembre-se que Ano Novo é vida nova! Coloque em uma das suas metas melhorar a sua alimentação. Procure um Nutricionista. Com certeza, você ganhará muito em qualidade de vida!”.

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira Nutricionista Funcional Esportiva CRN- 10334 Clínica D´Marzio – Rua Ramos de Azevedo, 139-B  Contato: (19) 3872.3008 Studio Saulo Santos  Contato: (19) 3872.3121

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira
Nutricionista Funcional Esportiva
CRN- 10334
Clínica D´Marzio –
Rua Ramos de Azevedo, 139-B
Contato: (19) 3872.3008
Studio Saulo Santos
Contato: (19) 3872.3121